Mobilidade, transparência, meio ambiente e saúde foram temas tratados na 30ª sessão

Vereadores aprovaram 4 projetos de lei e apresentaram 56 indicações e 29 moções

25/10/2022

A 30ª sessão ordinária do ano tratou de temas importantes como mobilidade urbana, transparência administrativa, meio ambiente e saúde. Sobre esses temas, os vereadores aprovaram quatro projetos de lei e apresentaram 56 indicações e 29 moções.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara Pepo Lepinsk deu declaração sobre a eleição presidencial de domingo (30) e enalteceu o Estado Democrático de Direito. “Precisamos respeitar a escolha soberana dos eleitores, respeitar a soberania das urnas. Espero que vença o melhor e que o eleito faça um excelente governo, da mesma forma que espero que o lado perdedor se manifeste de forma ordeira, pacífica e que aceite e respeite a vontade popular. Boa eleição a todos”.

Confira algumas das indicações apresentadas pelos gabinetes:

CECAP

Wilson Índio da Doze sugere a implantação de estacionamento de 45° na praça Conviver, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, na Cecap. A finalidade da proposta consiste em melhorar a mobilidade urbana e o aumento das vagas de estacionamento no local.

PARQUES

Sérgio Teixeira indica ao prefeito a criação de projeto de identificação da fauna e da flora em parques, praças e áreas verdes do município, por meio do sistema de QR Code. Para tanto, seria utilizado como base de informações o inventário da Fauna e Flora da Secretaria do Meio Ambiente, possibilitando que as diversas espécies que existem nos parques da cidade sejam categorizadas.

BURACOS

Luiz Carlos Chiaparine solicita a realização de serviços de tapa-buraco em alguns trechos da rua 9 de Julho, importante via que liga o centro aos bairros mais adensados do município.

TRANSPARÊNCIA

Ricardo França indica o desenvolvimento de Portal da Transparência Integrado, similar ao modelo Cidade Aberta criado no município de Santos, para oferecer de maneira clara e objetiva informações referentes aos gastos, programas, convênios e projetos estabelecidos pela gestão municipal.

ESTACIONAMENTO

Hélio Ribeiro propõe a construção de estacionamento em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Morada do Sol. O parlamentar afirma que as vagas disponíveis não são suficientes para atender o grande número de veículos de pessoas que buscam por atendimento médico naquela unidade.

PROTEÇÃO

Leandro Pinto solicita a instalação de proteção lateral nas passarelas do Parque Ecológico. Segundo o vereador, a ausência de proteção põe em risco a segurança física das crianças que atravessam o gradil com muita facilidade.

ECONOMIA

Alexandre Peres defende o fechamento aos sábados de algumas ruas do centro comercial da cidade, sobretudo nas semanas que antecedem o Natal, como forma de estimular o comércio e fomentar a economia local. “Seria também a oportunidade para que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) procedam a comercialização de alimentos e outros produtos”, afirma o vereador.

SAÚDE

Othniel Harfuch sugere a instituição de campanha municipal com o tema “Vem pro Uro”, para enfatizar a importância dos meninos também cuidarem da saúde genital e reprodutora, como forma de prevenção aos cânceres provocados pelo HPV (Papilomavírus Humano). O parlamentar, que é médico, ressalta que o vírus do HPV é a principal causa de câncer de colo de útero e também está associado ao câncer de pênis. Dados do Ministério da Saúde – informa Harfuch – apontam que menos de 40% dos adolescentes masculinos tomaram as duas doses da vacina contra o papilomavírus.

CAIXA

Pepo Lepinsk solicita a instalação de um caixa eletrônico no Ponto Cidadão, localizado na antiga rodoviária. O presidente da Câmara destaca que o caixa será de grande utilidade aos usuários do Ponto Cidadão que necessitem de dinheiro vivo para custear despesas ou pagar contas. Atualmente, os usuários são obrigados a se dirigir até a alguma agência bancária para realizar o saque.

JOGOS

Ana Maria dos Santos indica a implantação de programa de atividade esportiva “Jogos Interclasse” nas unidades de ensino municipal. “Os jogos Interclasse são eventos esportivos com objetivos de criar convívio social saudável e interativo”, enfatiza a vereadora.

ALIMENTOS

Arthur Spíndola propõe a criação de um Centro de Distribuição de Alimentos. O combate ao desperdício de alimentos é uma realidade legal em Indaiatuba e, agora, precisa ser uma realidade material, com a instituição de uma política pública – argumenta o legislador, autor da proposta de distribuição de alimentos excedentes de bares, restaurantes, lanchonetes, buffets, supermercados e similares, transformada em dispositivo legal pelo decreto municipal 14039 de 2020.

REVITALIZAÇÃO

Silene Carvalini solicita a revitalização e preservação da praça Lions no bairro Cidade Nova. De acordo com a vereadora, a solicitação atende pedidos de frequentadores do local.

A relação completa pode ser conhecida aqui.