Mesários e presidentes de seção participam de treinamento na Câmara

Eleição para o Conselho Tutelar será no dia 1º de outubro; Justiça Eleitoral dá detalhes do pleito

15/09/2023

A Justiça Eleitoral e a Comissão Especial para Eleição do Conselho Tutelar ministraram na manhã desta sexta-feira (15) na Câmara treinamento para mesários e presidentes de seção que vão trabalhar no pleito do conselho, marcado para o próximo dia 1º de outubro.

O treinamento foi ministrado pela analista do cartório da 211ª Zona Eleitoral, Cristina Spalding de Paula Monteiro e contou com a presença do juiz eleitoral, Dr. Glauco Costa Leite – além de servidores do Poder Judiciário, representantes de entidades e diretores das escolas onde ocorrerão a votação.

Os detalhes do pleito foram apresentados aos mesários: diferentemente do que ocorre nas eleições gerais e municipais, o voto para conselheiro tutelar é facultativo. Qualquer eleitor em situação regular pode se apresentar à seção para votar, mas deve se atentar ao fato de que muitas seções foram incorporadas a outras escolas (veja locais abaixo).

Ao todo, 44 candidatos disputam 10 vagas de conselheiro tutelar para mandatos de quatro anos. Indaiatuba tem dois Conselhos Tutelares, com cinco conselheiros cada. O órgão é responsável por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, garantido o cumprimento de direitos fundamentais aos cidadãos com menos de 18 anos.

registrado em: fixa