Lançada a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência

Vereadores vão pleitear recursos para entidades que amparam deficientes em Indaiatuba
Lançada a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência

Foto: ACS/CMI - Anselmo Cabral

Legisladores participaram na manhã desta quarta-feira (1º) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, instituída por meio da resolução 106/2021, de iniciativa do vereador Othniel Harfuch.
O grupo de trabalho vai intermediar as demandas das entidades de Indaiatuba que amparam e educam deficientes e pessoas com doenças raras.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Indaiatuba tem 12,6 mil pessoas com mais de 10 anos com algum tipo de deficiência mental/intelectual, motora, visual e/ou auditiva. O levantamento mais recente é de 2010 e não leva em conta crianças com menos de 10 anos, o que sinaliza que a quantidade de cidadãos com alguma limitação pode ser bem maior.
Segundo Harfuch, a intenção é reunir as pautas das entidades e apresenta-las na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, com o objetivo de solicitar emendas parlamentares para investimentos em acessibilidade, inclusão, educação e saúde.
“A ideia é fazer reuniões individualizadas com as entidades para atender esses grupos, que precisam de muita atenção”, afirmou o vereador. O próximo encontro, a ser agendado posteriormente, já deve contar com a presença de representantes de uma associação.
Além do autor da resolução, compareceram à reunião os vereadores Sérgio Teixeira, Décio Rocha, Alexandre Peres, Ana dos Santos e Ricardo França. O presidente Pepo Lepinsk também prestigiou a atividade e manifestou apoio ao trabalho do colegiado.