Instituto Gabriel promove cerimônia alusiva à doação de órgãos

Evento será realizado na Câmara Municipal; vereadores recebem laço verde que simboliza a doação

25/09/2023

O Instituto Gabriel, entidade fundada há 23 anos com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e de tecidos, promove amanhã (26) na Câmara Municipal ato ecumênico alusivo ao tema. Na cerimônia serão homenageadas famílias doadoras e pessoas transplantadas.
O evento, aberto ao público, terá início às 19h e integra a programação de atividades referentes à campanha de conscientização “Setembro Verde”. A campanha foi instituída em Indaiatuba em 2017 por meio de lei do ex-vereador Januba da Banca.
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, os vereadores estarão usando o laço verde que simboliza a campanha em todo o país. “Será uma grande satisfação demonstrarmos nosso total apoio ao Setembro Verde e podermos ajudar a conscientizar a todos acerca da importância da doação de órgãos como um ato que pode salvar até 8 vidas”, afirma o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk.
A presidente do Instituto Gabriel, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, ressalta que, se o doador também doar tecidos como córneas, pele, cartilagens e ossos, a doação poderá melhorar a vida de até 25 pessoas. “Vale lembrar que o ato só pode ser formalizado mediante autorização da família, após fechado o protocolo de morte encefálica”, completa.
Atualmente, há no Brasil 65 mil pessoas esperando pelo sim de uma família doadora – informa Maria Inês.
registrado em: fixa