Vereadores adotam projeto do Parlamento-Jovem e propõem “Semana de Prevenção ao AVC”

Estudante de 13 anos defendeu proposta semelhante com base em drama familiar; próxima sessão do Parlamento Jovem ocorre terça-feira

Os vereadores Hélio Ribeiro e Adeílson Figura protocolaram ontem projeto de lei que propõe a inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Município, da “Semana de Prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral)”.

O inusitado é que a ideia não foi de Hélio Ribeiro nem de Adeílson Figura, mas sim do estudante Carlos Ricieri Roberto dos Santos, de 13 anos, que a apresentou em sessão simulada do Parlamento-Jovem. Mais interessante ainda é que o estudante elaborou o “projeto de lei”, com base em episódio dramático vivido por sua família. Enquanto ele pesquisava sobre os sintomas do AVC, notou que o avô apresentava alguns dos sintomas descritos e alertou a mãe, que acionou o socorro. O pronto atendimento médico salvou a vida do avô e reduziu-lhe os danos cerebrais. Mesmo assim, passados 40 dias, ele permanece em tratamento para reduzir os efeitos da lesão.

Ao defender na tribuna da Câmara a sua proposta de instituição da Semana de Prevenção ao AVC, Carlos lembrou o drama familiar, ficou emocionado e a sessão simulada chegou a ser suspensa por alguns minutos. “Sinto-me honrado de poder, juntamente com o vereador Figura, dar sequência à excelente ideia do Carlos Ricieri, um garoto inteligente, prestativo e afetuoso que já definiu que quer ser médico neurologista e que, certamente, será um adulto preocupado e atento com os destinos de nosso País”, afirmou o presidente da Câmara.

Esta não é a primeira vez que acontece de um vereador apadrinhar proposituras apresentadas na sessão do Parlamento-Jovem. Em maio do ano passado, por exemplo, o vereador Januba encampou projeto do “vereador-jovem” Jackson de Oliveira, da escola D. José de Camargo Barros: foi assim que, a partir de proposta do aluno, hoje Indaiatuba comemora a “Semana do Incentivo ao Plantio Urbano”.

EM OUTUBRO

O projeto de lei de Hélio e Figura estabelece que a “Semana de Prevenção ao AVC” será realizada em outubro de cada ano. Estabelece também que, no decorrer de outubro, serão promovidas ações, como palestras, com o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção. Acompanhamento médico periódico, prática de exercícios e hábitos alimentares saudáveis são citados no projeto como medidas a serem incentivadas. A doença é a segunda causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos. Seis milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo vitimadas pela doença.

O projeto passará por votação em plenário nas próximas sessões.