Prefeitura dá início à Central de Libras, serviço voltado aos deficientes auditivos

A vereadora Silene Carvalini, autora da lei que criou a Central, diz que o serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana

A Prefeitura deu início na quarta-feira (14) à Central de Libras, serviço que visa possibilitar a comunicação dos deficientes auditivos, mesmo quando sozinhos ou acompanhados por quem desconheça a Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a vereadora Silene Carvalini, autora da lei que criou a Central, o serviço conta com 150 intérpretes que farão a tradução simultânea dos “diálogos” entre o deficiente auditivo e o servidor público que o estiver atendendo.

“É uma conquista formidável de uma população -- de cerca de mil pessoas -- que sofre ao tentar se comunicar para pedir uma simples informação ou requerer algum atendimento do Poder Público”, ressalta Silene, que completa: “E o melhor é que a Central funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

COMO ACESSAR

Silene explicou que os intérpretes de libras estão disponíveis de forma virtual, bastando que o deficiente auditivo acesse a Central, por meio de banner constante no site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br) pelo QR Code disponível em cartazes ou ainda pelo aplicativo da Icom, a empresa que gerencia o serviço, “app” que pode ser baixado nos aparelhos com sistema IOS ou Android.
            Ao anunciar o início do funcionamento da Central, o prefeito Nilson Gaspar enfatizou que “temos que nos colocar no lugar das pessoas e ter a sensibilidade para que elas possam ter os mesmos direitos que todos nós temos”.