Justiça Eleitoral realiza plantão da biometria no próximo sábado, dia 10

80 mil eleitores de Indaiatuba ainda não se cadastraram e podem ficar impedidos de votar

            Preocupado com a baixa adesão dos eleitores de Indaiatuba ao cadastramento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral convocou seus funcionários para realizarem plantões de atendimento em pelo menos um sábado por mês até o dia 19 de dezembro, quando se encerra o prazo do cadastramento. Segundo estimativa do TRE, ainda faltam 80 mil pessoas para se cadastrarem no município, o que perfaz mais de 50% do eleitorado.

            Em agosto, o plantão ocorrerá neste sábado, dia 10, das 8 às 13 horas. Haverá plantão em outras cidades onde também a adesão ocorre em percentual insatisfatório.

            O TRE esclarece que a biometria é obrigatória e quem não fazê-lo terá cancelado o Título de eleitor e ficará impedido de votar nas próximas eleições A legislação eleitoral estabelece outras sanções: impossibilidade de tirar ou renovar o passaporte, de matricular-se na rede pública de ensino, de contrair empréstimos em bancos oficiais e até de concorrer em concursos públicos.

            Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem o título (analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).
Para ser cadastrado, é necessário apresentar documento oficial de identificação que contenha foto e comprovante de residência recente.

            Para maior agilidade, a Justiça Eleitoral está recomendando que os eleitores agendem o atendimento pela internet, por meio do site https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp.  O Cartório Eleitoral fica na rua 13 de Maio, 834, Centro.