Indicações se voltam para as áreas de saúde e manutenção

Moção de apoio à proposta do deputado Rogério Nogueira também foi destque durante a sessão

Na última sessão ordinária, os vereadores de Indaiatuba apresentaram 55 indicações - documentos com pedidos de intervenções e ações de governo.

Pepo Lepinsk indicou ao prefeito a prorrogação do pagamento das parcelas do IPTU, sem multa, até o dia 23 de dezembro. “O objetivo é ajudar os cidadãos que não estão conseguindo pagar o IPTU, em virtude dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19, uma vez que os ganhos diminuíram com as restrições aos horários de trabalho, impostas pelo Decreto Estadual de 7 de junho. O atendimento a esta proposta se faz necessária, pois com a prorrogação do pagamento do IPTU sem multa haverá mais tempo para que os contribuintes retomem suas atividades e seus ganhos”.

Ricardo França sugere a implementação de unidade do Centro de Atenção Psicossocial III no município. “Esses centros oferecem atendimento interdisciplinar, composto por equipe multiprofissional, que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. Atualmente o município possui as modalidades do CAPS II, CAPSi e CAPS-AD. O CAPS III amplia o horário de atendimento, inclusive no período noturno e finais de semana, além de possibilitar permanências e internações temporárias”.

Luiz Carlos Chiaparine indica a possibilidade de funcionamento das UBS aos finais de semana para atendimento e orientações. “Tal solicitação se faz a pedido de munícipes”.

Sérgio Teixeira solicitou a manutenção da passarela em frente ao barco do Parque Ecológico. Nas proximidades do barco, a área cedeu por conta das chuvas, inclusive levando o gradil de proteção, colocando em risco a vida dos munícipes que utilizam a ponte tanto para o lazer como para atravessarem o Parque”.

Alexandre Peres indica estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma ponte para travessia de veículos ao lado da Estação de Tratamento de Água – ETA V, no Jardim Morada do Sol. “A implantação dessa travessia teria como objetivo melhorar o fluxo de trânsito existente no cruzamento da avenida Fábio Roberto Barnabé com a avenida Ário Barnabé”.

Décio Rocha sugere a criação do Dia “D” de Vacinação contra a Covid-19 para as pessoas que perderam o agendamento. “Sabe-se que a vacina, além de ser um direito, é essencial para salvar vidas e minimizar a contaminação. Por isso deve-se considerar também as várias circunstâncias, como dificuldades de acesso à internet decorrentes da idade e até mesmo do conhecimento, problemas de saúde no período em que a agenda estava disponível para aquela idade, entre outras situações”.

Wilson Índio da Doze indica a implantação nas escolas da rede municipal de ensino do “Projeto saber Consumir do Procon”. “Sabemos que o consumo é parte do nosso cotidiano e que temos à nossa disposição inúmeros produtos e serviços aos quais somos convidados a consumi-los. É o consumo que movimenta a economia e gera empregos e uma série de benefícios. Por outro lado, o consumo indiscriminado é a causa direta de diversos males da sociedade moderna. O Projeto Saber Consumir do Procon aborda as relações de consumo e oferece para os educadores e educandos a compreensão da dinâmica social e econômica em que estão inseridos para que o consumo seja exercido com autonomia e liberdade para suas escolhas diárias”.

Ana Bannwart sugere estudo de um programa que disponibilize cama hospitalar e colchão apropriados para acamados ou que tenham renda baixa comprovada. Segundo a vereadora, a medida se faz necessária em função das muitas pessoas com sequelas da Covid-19.

Já Silene Carvalini solicita a implantação de um Espaço Pet no Parque Ecológico, próxino ao Jd Esplanada. Estes espaços têm sido uma referência em Indaiatuba e uma segurança para quem cuida com atenção dos animais de estimação, evitando acidentes, como atropelamentos.

Arthur Spíndola destacou entre suas indicações, a reforma da praça Maria Aparecida da Silva, localizada na Rua Tieko Ueda, no Jardim Morumbi.

Leandro Pinto solicita a elaboração de um estudo para aplicação de medidas de redução de velocidade dos veículos em toda a extensão do Parque Temático, localizado na Av. Engº Fábio Roberto Barnabé.

O médico-pediatra Dr. Othniel Harfuch solicita recapear a Rua Tuiuti, entre os numerais 42 e 196, dada a atual situação do solo neste local.

Moção de apoio à proposta do deputado Rogério Nogueira

Oito vereadores assinaram Moção de Apoio à proposta do deputado estadual Rogério Nogueira, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo, que visa implantar em Indaiatuba o programa Meu Pet.

            A moção diz que o programa prevê a instalação, em terreno municipal, de estruturas para atendimento médico veterinário para animais domésticos. O atendimento é realizado de forma gratuita para a população. Nele são oferecidos serviços como vacinação, castração, exames clínicos e até cirurgias. “Visto o pioneirismo do projeto e a articulação do nobre deputado Rogério Nogueira para viabilizar uma unidade em nossa cidade, é de extrema importância nos manifestarmos favoravelmente sobre tal proposição”.

            A moção de apoio será encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Pignatari. Assinam a moção os vereadores Arthur Spíndola, Alexandre Peres, Décio Rocha, Pepo Lepinsk, Leandro Pinto, Silene Carvalini, Sérgio Teixeira e Wilson Índio da Doze.