Indaiatuba comemora em junho duas datas relacionadas à colônia japonesa no município

Os eventos fazem parte do Calendário Oficial de Eventos e têm como base leis de iniciativa do vereador Massao Kanesaki

O mês de junho é dos meses mais repletos de eventos de cunho oficial no município. Dois deles são carregados de significado para uma das colônias de imigrantes mais representativas, atuantes e influentes de Indaiatuba: a nipônica, que se encontra em terras indaiatubanas desde a segunda década do século passado, ou seja, há mais de cem anos.
Não por acaso o autor das leis é o vereador Célio Massao Kanesaki, legítimo representante da colônia em seu segundo mandato de vereador na Câmara Municipal. A primeira lei é a de n° 6357 de 27 de agosto de 2014 e a segunda, de n° 6455, foi promulgada em 17 de junho de 2015.
Ambos os eventos têm o 3° domingo de junho como referência, uma vez que se valem do dia 18 de junho de 1908 – dia em que aportou em Santos o navio Kasatu Maru trazendo os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil – como a data mais importante para os nipônicos e seus milhares de descendentes (estima-se em 1,5 milhão, sendo o Brasil a nação que abriga a maior população japonesa fora do Japão).
A Lei 6357 dispõe sobre as comemorações relacionadas ao Dia da Comunidade e da Imigração Japonesa e estabelece que a organização das atividades festivas ficará a cargo da Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba).
Já a lei 6455 trata do beisebol, considerado ao lado do sumô o esporte nacional do Japão e que também conta com muitos praticantes em Indaiatuba, cidade de origem de atletas que chegaram às seleções brasileiras de várias categorias.
Massao Kanesaki explica que a Acenbi também ficará encarregada de organizar as atividades comemorativas da Semana do Beisebol, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Para a Semana – afirma o vereador --está prevista a realização de seminário de formação de árbitros, clínica de formação e reciclagem para professores de educação física da rede municipal envolvidos no projeto “Beisebol na Escola”, além de jogos amistosos entre equipes formadas nas escolas participantes do mesmo projeto.