Câmara reconhece trabalho pela Barragem do Piraí

Vereadores entregam moção ao prefeito Nilson Gaspar, ao deputado estadual Rogério Nogueira e ao ex-prefeito Reinaldo Nogueira

O prefeito Nilson Gaspar, o deputado estadual Rogério Nogueira e o ex-prefeito Reinaldo Nogueira estiveram na Câmara nesta segunda-feira (8). Eles receberam moção de congratulações de iniciativa do presidente Pepo Lepinsk e do vice-presidente Luiz Carlos Chiaparine, em função dos esforços dos três para viabilização da Barragem do Piraí. O reservatório terá capacidade de armazenar 9 bilhões de litros de água (leia mais abaixo).

Os autores da moção afirmam que o trabalho de Gaspar, Rogério e Reinaldo foi fundamental para concretizar o projeto.

“Essa é uma vitória conquistada após anos de luta, tendo início na gestão do ex-prefeito Reinaldo Nogueira com continuidade na gestão do prefeito Nilson Gaspar. Ambos contaram com o excelente trabalho e empenho do deputado Rogério Nogueira, fundamental para a conquista”, manifestam os vereadores na moção.

Em sua fala, Reinaldo Nogueira traçou um histórico dos investimentos em recursos hídricos e saneamento empreendidos nos últimos 20 anos. “O primeiro desafio foi refazer a primeira barragem do Piraí. De lá para cá, os investimentos foram muitos”, destacou Nogueira, que ficou à frente da Prefeitura por quatro mandatos neste período.

Rogério Nogueira destacou sua atuação junto ao governo do Estado e aos prefeitos da região para viabilizar o empreendimento. O prefeito, por fim, mencionou dificuldades e êxitos na história recente do abastecimento em Indaiatuba. “A cidade vai crescendo e se desenvolvendo e as coisas vão acontecendo, porque sem água não há desenvolvimento. Por isso vêm tantas empresas e pessoas para cá”, afirmou Gaspar.

A sessão ordinária foi suspensa para que os três recebessem a homenagem.

No mês passado, o governador em exercício Rodrigo Garcia anunciou a construção da Represa do Ribeirão Piraí, que beneficiará Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva – municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi).

A obra custará R$ 85 milhões, sendo R$ 70 milhões provenientes do Estado e o restante dividido entre essas cidades.

Indaiatuba investirá R$ 7,5 milhões na barragem: a adesão ao rateio foi aprovada pela Câmara por unanimidade, em regime de urgência, na sessão do dia 18 de outubro.

De acordo com projeto de engenharia apresentado pelo consórcio, a barragem terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura e espelho d’água de 1,3 km². A área total a ser desapropriada é de mais de 2,97 quilômetros quadrados.

Institucionais

Os vereadores aprovaram ainda moção de congratulações para a Secretaria de Relações Institucionais, de iniciativa de Chiaparine. A homenagem foi entregue à secretária Graziela Milani e aos funcionários da pasta.

O autor da moção lembrou do trabalho da secretaria durante a pandemia de coronavírus, que demandou ainda mais esforços da equipe para manter a população bem informada.