Câmara define os homenageados do ano

Cerimônia de entrega dos títulos honoríficos será realizada no dia 8 de dezembro e poderá ser acompanhada pelo Youtube e o Facebook

            Os vereadores definiram esta semana a cerimônia solene em que os munícipes serão agraciados com os mais importantes títulos honoríficos da cidade, anualmente concedidos pela Câmara Municipal e entregues na semana do aniversário do município.  Neste ano os vereadores homenagearão 18 pessoas dos mais variados ramos de atividade, todos com uma característica em comum: destaque pelos relevantes serviços prestados a Indaiatuba.

            A cerimônia solene de entrega das comendas faz parte das comemorações dos 190 anos de Indaiatuba e será realizada no plenário da Câmara Municipal no dia 8 de dezembro, com início às 18h30. Como medida de prevenção, a cerimônia será fechada ao público e cada homenageado poderá estar acompanhado por no máximo duas pessoas. Além disso, os assentos estarão demarcados e será obrigatório o uso de máscara por todos os presentes. A sessão poderá ser acompanhada pelos canais oficiais da Câmara no Facebook e no Youtube.

            Para o presidente Hélio Ribeiro, este é um dos momentos mais importantes de cada ano legislativo. “Esta é a hora em que a cidade diz muito obrigado àqueles que não pensaram apenas em si, mas no progresso de todos; é o momento da gratidão, da retribuição, da demonstração de que essas pessoas estão fazendo o certo e que, por isso, servem de modelo para todos nós”.

            Importa ressaltar que, antes da aprovação pelos vereadores, os nomes dos indicados passaram por análise do Conselho da Fundação Pró-Memória. “A pessoa necessariamente tem de se destacar pelos seus feitos em favor da cidade”, esclarece Hélio Ribeiro. “Por isso que esta homenagem vem carregada de tanto simbolismo e representatividade”.

            Os homenageados de 2020 são:

Cidadão Indaiatubano: João Cantarelli Jr (Luiz Carlos Chiaparine), Percival Nogueira de Matos (Jorge Luis Lepinsk/Pepo), Eva Maria Ferreira (Silene Silvana Carvalini), Claudio Jorge Ruman (Célio Massao Kanesaki), Eliege Cristina Machado Signorelli (Edvaldo Bertipaglia), Boanerges Gonçalves (Arthur Machado Spíndola), Padre Adílson Aparecido da Silva (Alexandre Carlos Peres), Sérgio Henrique Dias (Adalto Missias de Oliveira), Sandro Luis Cato (João de Souza Neto/Januba) e Oucimar Camilo Barzan (Hélio Alves Ribeiro).

Cidadão Benemérito “Dr Caio da Costa Sampaio”: Rosangela Pedrina (Alexandre Carlos Peres), Gervásio Aparecido da Silva (Edvaldo Bertipaglia), Antenor Antonio Batajelo Junior (Arthur Machado Spíndola), Maria Aparecida Mesquita Provenza (Ricardo Longatti França), Luiza Altmann (Célio Massao Kanesaki) e Dirlei Francisco da Rocha (João de Souza Neto/Januba).

Empresário do Ano “Rafaello Fantelli”: Waldemar Müller (Arthur Machado Spíndola)

Esportista do Ano: Dirceu da Silveira Moraes  (Luiz Carlos Chiaparine)

 

RELAÇÃO DOS HOMENAGEADOS

 

Cidadão IndaiatubanoHomenagado do Luiz Carlos Chiaparine

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
João Cantarelli Junior Cidadão Indaiatubano Luiz Carlos Chiaparine

João Cantarelli Junior, natural de São Bernardo do Campo, veio para Indaiatuba em 2000. Advogado e Professor de Ensino Superior no Centro Estadual Tecnológico Paula Souza/ Fatec de Indaiatuba, foi Secretário de Finanças do município de Arthur Nogueira e de Engenheiro Coelho. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos advogados do Brasil, foi 14 vezes homenageado pelos alunos da FATEC com honrarias e títulos, como Patrono e Paraninfo dos formandos. Também foi homenageado pela Câmara Municipal e recebeu o Diploma de Reconhecimento da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. Membro do Conselho de Meio Ambiente do Município de Indaiatuba por 2 mandatos (Presidente), atua nas ações sócio educativas da Fatec em parceria com a Prefeitura. João Cantarelli  tem orgulho de ter construído seu lar e criar sua família junto com sua Esposa Vanessa Wulk e seus filhos Virginia Cantarelli e Luana Wulk Paronetti nesta cidade maravilhosa que oferece excelente qualidade de vida e oportunidades de progresso para todas as pessoas.

 

Cidadão Indaiatubano.Homenageado do Pepo

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Percival Nogueira de Matos Cidadão Indaiatubano Jorge Luis Lepinsk (Pepo)

Percival Nogueira de Matos, natural do Município de são Paulo, veio residir no município de Indaiatuba em agosto de 1981. O homenageado é técnico em Contabilidade pelo Colégio Candelária de Indaiatuba, Bacharel em Ciências Contábeis pelas faculdades Unopec e Max Planck, Bacharel em Direito pela Unimax e pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Assessora empresários de todos os portes, gerando conteúdos técnicos acerca da arte de empreender e como participante de entidades filantrópicas.  É vice-presidente da Associação de Empresas de serviços contábeis, membro da comissão de eventos da 113° subseção Indaiatuba 2019-2021 e voluntário em serviços de contabilidade e apoio administrativo. Foi o primeiro contador de Indaiatuba a obter o prêmio de qualidade de escritórios contábeis. Percival Nogueira de Matos é casado com Eliana Belizário de Matos com quem tem os filhos Brendon e Brenda Belizário de Matos.

 

Cidadã Indaiatubana.Homenageada da Silene Carvalini

NOME DA HOMENAGEADA TÍTULO VEREADORA
Eva Maria Ferreira Cidadã Indaiatubana Silene Carvalini

Eva Maria Ferreira nasceu em Dracena em 1970 e mudou-se para Indaiatuba quando tinha 8 anos de idade. Com formação de nível superior, Eva é lojista e professora. Viúva de Evaldo de Araújo, teve uma filha Ana Laura Ferreira. Proprietária da Loja Eva Maria, Eva participa de atividades filantrópicas e sociais como a AFA, FEAI, CMDCA, CIASPE, MADA INDAIATUBA E BOLHA DE SABÃO. Filiada ao Partido Verde, participou das eleições de 2016 como candidata a vereadora.

 

Cidadão Indaiatubano 2020.Homenageado do Massao Kanesaki

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Cláudio Jorge Ruman Cidadão Indaiatubano Massao Kanesaki

Cláudio Jorge Ruman nasceu em São Paulo e reside em Indaiatuba desde 1974. É Engenheiro Eletricista, formado pela universidade Mackenzie em 1970, tendo começado sua carreia na GE Corporation em SP na vila Leopoldina. Em setembro de 1974 ingressou na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, onde trilhou durante 35 anos uma carreira brilhante no desenvolvimento, operação e manutenção da malha de trilhos do Metro de São Paulo. Em 1974 conheceu Indaiatuba onde passou a viver com a Família no “Sítio” situado na Alameda Santarém 1500. Foi presidente da Associação de Amigos do Vale das Laranjeiras por longos anos durante a sua permanência no Vale. Foi um dos responsáveis em conjunto com a prefeitura do município pelo asfaltamento das ruas e avenida, sem falar também na iluminação pública que ajudou a implantar. Presidente do Pró-Água do Vale das Laranjeiras, foi responsável pelo processo de remodelagem da captação de água, deixando de ser através de águas de superfície para poços artesianos, melhorando o a qualidade e confiabilidade do sistema de captação e distribuição. Trabalha nos negócios que ajudou a criar junto com os 3 filhos, que se tornaram sócios na criação de vários negócios na cidade. A Group Solutions, que administra o dia a dia de uma centena de condomínios na cidade, a Incorporadora e Construtora Aliança, que executa prédios e casas em Indaiatuba, e a rede de lojas Times Square, que elevou o padrão do comercio na cidade, trazendo dois malls com importantes marcas para Avenida Kennedy, como a Track&Field, Hope, Havanna, Mob, Bolo da Madre e Puket. É casado com Vera Lucia Gruber Ruman, com quem tem três filhos: Claudio Jorge, Daniel Roberto e João Roberto.

 

Cidadã indaiatubana 2020.Homenageada do Edvaldo Bertipaglia

NOME DA HOMENAGEADA TÍTULO VEREADOR
Eliege Cristina Machado Signorelli Cidadã Indaiatubana Edvaldo Bertipalia

Nascida em São Caetano do Sul, Eliege Cristina reside em Indaiatuba há 25 anos. Jornalista, atuou em vários periódicos do município como colunista e editora. É sócia-proprietária da ES – Assessoria e Comunicação, empresa que oferece aos clientes uma prestação de serviços integrada, inteligente e interessante, que aproxima consumidores em potencial ao mercado da cidade, divulgando marcas e atingindo metas. Contribui com inúmeras entidades e ONGs de Indaiatuba com a divulgação e promoção de eventos e doações.

 

Cidadão Indaiatubano 2020.Homenageado do Arhur Spíndola

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Boanerges Gonçalves Cidadão Indaiatubano Arthur Spíndola

Funcionário público aposentado, mas ainda um ativo jornalista do Jornal Mais Expressão, Boanerges Gonçalves nasceu em São Paulo Capital. Trabalhou 38 anos na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo -- 28 anos desses no Posto Fiscal de Indaiatuba. Sempre atento às questões sociais, o homenageado atuou como tesoureiro da Casa do Caminho e secretário do Lar São Francisco, duas das entidades assistenciais mais respeitadas do município. Por sua atuação como fiscal, jornalista e cidadão solidário, Boanerges recebeu inúmeras comendas do Rotary Club, da Associação das Empresas de Serviços e do órgão de imprensa em que trabalha.

 

Cidadão Indaiatubano 2020.Homenageado do Alexandre Peres

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Adilson Aparecido da Silva Cidadão Indaiatubano Alexandre Peres

O Padre Jesuíta Adilson Aparecido da Silva nasceu em 21 de julho de 1969, no município de Astorga - Paraná - filho do Sr. Narciso Ferreira da Silva e de dona Sebastiana Aparecida da Silva. No ano de 1996 ingressou como vocacionado na ordem dos padres Jesuítas, em Juiz de Fora, MG. Fez seus primeiros votos como religioso jesuíta em janeiro de 1999, no Mosteiro de Itaici em nossa cidade. Cursou, no ano de 2000, Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Educação na cidade de Belo Horizonte, MG, e formou-se em Teologia pela mesma faculdade em 2006. Nesse mesmo ano foi ordenado diácono e presbítero. Em sua primeira missão foi enviado ao Rio de Janeiro para ser prefeito (Prefectus Eclesiae) da Igreja do Colégio Santo Inácio. Em janeiro de 2014 foi enviado a Dublin, na Irlanda. Depois foi complementar seus estudos jesuíticos em Salamanca, na Espanha. E, em 2018, foi feito superior dos jesuítas da região de Campinas e Indaiatuba, cargo que exerce até o dia de hoje.  

 

Cidadão Indaiatubano 2020.Homenageado do Adalto Missias

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Sérgio Henrique Dias Cidadão Indaiatubano Adalto Missias

Nascido em 12 de setembro de 1964 em São Paulo, Capital, Sérgio Henrique Dias mudou-se para Indaiatuba aos 14 anos. Em 1983 ingressou no Exército, de onde saiu cinco anos depois já como sargento. No período de caserna, cursou a Faculdade de Direito de Itu, formando-se em 1990. Em 1989 começou a trabalhar na Prefeitura de Indaiatuba como fiscal de rendas. Dois anos depois foi aprovado em concurso público para procurador, sendo atualmente o mais antigo procurador municipal. Também foi professor da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) nas disciplinas de Legislação e Normas, Direito Administrativo, Tributário, Comercial, Trabalhista e Civil. De 2005 a 2008 exerceu o cargo de Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos. Como empresário, Sérgio Henrique Dias foi o mentor e participante do projeto “Empresa Solidária”, em conjunto com a Associação dos Contabilistas de Indaiatuba, tendo como resultado a diminuição da fila de espera para cirurgias eletivas em favor dos munícipes em situação de vulnerabilidade social. 

 

Cidadão Indaiatubano 2020.Homenageado do Januba

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Sandro Luis Cato Cidadão Indaiatubano João de Souza Neto (Januba)

Filho de agricultores, Sandro Luis Cato nasceu no município de Tietê e adotou Indaiatuba como moradia na década dos anos 70. Sua família foi residir no bairro Cidade Nova, onde ainda permanece. O homenageado estudou na Escola Dom José de Camargo Barros da 1ª série até a conclusão do colegial. Cursou administração de empresas se formando com as melhores notas. Sua trajetória profissional se iniciou aos 15 anos, trabalhando no armazém da família. Como consequência do desenvolvimento de Indaiatuba e do excelente atendimento prestado, o armazém se transformou em supermercado e hoje conta com quatro unidades. Impossível pensar em supermercado e não lembrar do Cato Supermercados, cuja premissa principal do seu trabalho é que o maior patrimônio que existe é o ser humano.

 

Cidadão Indaiatubano 2002.Homenageado do Hélio Alves Ribeiro

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Oucimar Camilo Barzan Cidadão Indaiatubano Hélio Alves Ribeiro

Oucimar Camilo Barzan, o “ Oucimar da areia” como é conhecido por todos, nasceu em 19 de janeiro de 1963 na cidade de Primeiro de Maio, Estado do Paraná, e mora em Indaiatuba há 29 anos. Em 1991, logo que chegou aqui, trabalhou como garçom no clube 9 de julho por 9 anos, mas fora do horário de serviço também laborava como pedreiro e fazendo roçada de terrenos. Depois trabalhou na empresa FILTROS MANN, de onde ao sair, com suas economias, comprou um caminhão. Em 1996 iniciou a atividade que exerce até hoje: venda de areia, pedra e terra, sendo referência nessa atividade em Indaiatuba. Depois de muitos anos passou também a oferecer os serviços de locação de caçambas e, nos últimos tempos, o serviço de terraplanagem e fundações. Oucimar já foi laureado com vários prêmios pela consagrada festa da Morada do Sol, Frutos do Indaiá e Prêmio Exemplo, sendo histórica a sua contribuição com doações de materiais de construção para diversas instituições e denominações religiosas, sempre atuando para ajudar o próximo e toda a comunidade.

 

Cidadã Benemérita 2020.Homenageada do Alexandre Peres

NOME  DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Rosângela Pedrina Cidadã Benemérita Alexandre Peres

A homenageada nasceu em Indaiatuba no dia 17 de dezembro de 1951. Seus pais, Angelo e Mathilde, estabeleceram-se em nossa cidade em 1947, quando deram início aos empreendimentos comerciais e empresariais que marcaram a vida da família, como a inesquecível Loja Brasília Magazine e o Alvorada Hotel. Rosangela Pedrina fez seus estudos nas escolas da cidade e seu curso superior teve início em 1970 na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, onde se graduou em 1974. No mesmo ano, casou-se com o engenheiro mecânico Oswaldo Antonio Sachetti, com quem teve os filhos Guilherme, Alexandre e Frederico. Com o fim do casamento após oito anos, Rosângela passou a dedicar-se também à fundação da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Indaiatuba, na qual, após vários anos como diretora social, chegou à Presidência em 1991 e foi reeleita em 1992.  Ainda no ano de 1992, o Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo homenageou Rosângela Pedrina com a “Medalha Tiradentes”, a mais importante honraria da categoria, por seu relevante trabalho prestado à classe odontológica. Com relutância pessoal e tristeza, Rosângela decidiu encerrar suas atividades profissionais após 35 anos de trabalho para cuidar dos pais já idosos.

 

Cidadão Benemérito 2020.Homenageado do Edvaldo Bertipaglia

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Gervásio Aparecido da Silva Cidadão Benemérito Edvaldo Bertipaglia

Gervásio Aparecido da Silva nasceu em Indaiatuba no dia 17 de março de 1964. Sua infância foi marcada por grandes dificuldades – até os 13 anos morou em um barraco cercado de plástico e chão batido na Vila Brizola -- e pela perda dos pais quando ainda era adolescente. Foi ajudante de pintor e servente de pedreiro até descobrir o ramo de confecção. Gervásio sempre foi destaque na imprensa local, promovendo campanhas beneficentes em favor da população mais carente e como patrocinador de atividades desportivas e culturais. Foi secretário Municipal de Habitação de 2009 a 2012 e exerceu três mandatos como vereador. Atualmente possui a empresa Gaas Construtora e continua a apoiar diversas entidades filantrópicas.

 

Cidadão Benemérito 2020.Homenageado do Arthur Spíndola

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Antenor Antônio Batajelo Junior Cidadão Benemérito Arthur Spíndola

Nascido em Indaiatuba, Antenor Batajelo tem 57 anos e é corretor de seguros. Casado com Elaine Aparecida Larentis, com quem tem os filhos Larissa e Lucca, o homenageado trabalhou no Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba, nas Lojas Cem, no Banco Bradesco e atualmente trabalha na MB Corretora de Seguros. É sócio do Clube 9 de Julho, membro do BNI-One e colaborou com a romaria Pedestre por 20 anos. Cidadão preocupado com a cidade e atento às questões do cotidiano, mantem uma empresa com trinta colaboradores e filial em Santa Catarina. Colabora com a Associação dos diabéticos há 10 anos, com a Igreja Santo Antônio da Morada do Sol e com a Igreja comunidade Sagrado Coração de Jesus.

 

Cidadã benemérita 2020.homenageada do Ricardo França

NOME  DA HOMENAGEADA TÍTULO VEREADOR
Maria Aparecida Mesquita Provenza Cidadã Benemérita Ricardo Longatti França

A homenageada nasceu em Indaiatuba no dia 30 de setembro de 1956, filha de Maria Elisa Pucci e José da Costa Mesquita. Conhecida popularmente por Mariinha Provenza, formou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1978, tornando-se a primeira arquiteta a atuar em nosso município. Entre seus inúmeros projetos arquitetônicos de qualidade superior, destacamos o edifício da Associação Paulista de Medicina, da Loja Decoratto, as instalações do espaço gastronômico Tom da Terra, do prédio do Colégio Objetivo e das ampliações e reformas do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, HAOC.

 

Cidadã Benemérita 2020.homenageada do Massao Kanesaki

NOME DA HOMENAGEADA TÍTULO VEREADOR
LuÍza Altmann Cidadã Benemérita Massao Kanesaki

Atleta profissional de Golfe desde 2018, Luiza Altmann nasceu em Indaiatuba em 1998, onde permaneceu até 2015. Conquistou diversos títulos importantes, entre eles, ter-se colocado como uma das 120 melhores jogadoras amadoras do mundo e entre as 5 melhores dentre as 100 melhores jogadoras amadoras da Europa e dos Estados Unidos. Foi eleita ainda a melhor atleta Olímpica pelo Comitê Brasileiro dos Jogos Olímpicos. Além disso, Luiza estreou como a única brasileira no Golf Channel Asia's (canal de golfe apresentado mundialmente) no programa Cinderella Story Season 2 do KLPGA (Associação Coreana de Golfe Profissional), ganhando 10 vagas para participar dos principais torneios na Korea do Sul em 2019. Luiza é solteira e está cursando ensino superior.

 

Cidadão Benemérito 2020.Homenageado do Januba

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Dirlei Francisco da Rocha Cidadão Benemérito João de Souza Neto (Januba)

O homenageado nasceu em Indaiatuba em 14 de março de 1970. Com os pais e irmãos mais velhos, viveu seus quinze primeiros anos em uma casa humilde na Fazenda Pimenta sem chuveiro nem televisão e trabalhando na lavoura de tomate. “Vida muito simples, mas sempre com muita dignidade”, ressalta Dirlei. Em 1985 mudou-se para uma casa melhor, com laje, banheiro com chuveiro quente e fogão a gás. “Para nós era tudo um luxo”, relembra contente. Aos 20 anos foi trabalhar na cerâmica Joia como ajudante de pedreiro. Aos 22 prestou concurso para a guarda municipal, onde atuou até 2016, quando foi nomeado como autoridade de trânsito, posto que ocupa até hoje. Casado com Maria Rosa Conde Rocha. Dessa união nasceram as filhas Beatriz e Hellen. A terceira filha, Dara Priscila, é fruto de um relacionamento de solteiro. Em seu trabalho é notória a preocupação em se aperfeiçoar sempre e, como funcionário público exemplar, não mede esforços para ajudar as pessoas e a bem servir.

 

Empresário do Ano 2002.Homenageado do Arthur Spíndola

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Waldemar Müller Empresário do Ano Arthur Spíndola

Waldemar Müller nasceu em Indaiatuba, no bairro Helvétia, no dia 25 de agosto de 1951. Após a liberação do serviço militar em 1969, trabalhou como aprendiz de eletricista com o Sr. Gentil Scarton (1 mês) e em seguida iniciou no comércio como ajudante geral na Indústria e Comércio Denny Ltda (logo após Casa Denny Ltda). Em 1972, já como subgerente da empresa foi convidado para iniciar e gerenciar a empresa Comercial CENADO Ltda, dos mesmos proprietários, quando trouxe seu pai para ajudá-lo, tirando-o daquela difícil profissão de cortar pedras (canteiro). Em 1977, após a separação da sociedade da empresa Comercial CENADO Ltda, saiu e deu início a sua própria empresa, DICLACE Ferragens Ltda, no ramo de materiais para construção, hoje “Hidráulica DICLACE Ltda”, especializada em materiais hidráulicos para construção civil e gerenciada juntamente com seu filho Leandro Marques Müller. Na década de 80 fez parte como voluntário em eventos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Em 1988 foi voluntário na Entidade Beneficente “VIPS - Voluntários de Integração da Periferia Social”, participando de vários projetos comunitários, muitas vezes em parceria com outras instituições, uma delas o Rotary Club de Indaiatuba. Foi um dos Fundadores da Casa do Caminho. Em 1993 foi convidado a participar, como associado, do Rotary Club. No clube exerceu cargos como protocolo, tesoureiro, 1º secretário e 2º secretário por vários anos, foi presidente do clube no ano 2000/2001. Exerceu no Distrito 4310 de Rotary International cargos de comissões, foi Governador Assistente do Distrito no ano 2007/2008, na Gestão do governador Pedro Albertini, e Secretário do Distrito 4310, na governadoria de Wilson Takada, no ano rotário 2013/2014. É presidente do Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary Club de Indaiatuba desde 1994. Incentivou, com doações, o início de dois outros bancos com a mesma finalidade em cidades da nossa região. Junto com o seu pai fez trabalhos de reflorestamento, por vários anos, doando sementes e mudas de árvores para interessados da nossa cidade, cidades vizinhas e até de outros estados. Fez trabalhos para conseguir sementes de Indaiá, que foram doadas para a prefeitura, com o objetivo de resgatar essa palmeira que deu o nome a nossa cidade e hoje  se encontra praticamente extinta no nosso município. 

 

Esportista do Ano 2002.Homenageado do Chiaparine

NOME DO HOMENAGEADO TÍTULO VEREADOR
Dirceu da Silveira Moraes Esportista do Ano  Luiz Carlos Chiaparine

Dirceu da Silveira Moraes, nascido em 1 de novembro de 1948, na cidade de Itu, é casado com Inês Boff da Silveira Moraes, com quem tem três filhos: Douglas, Cleber e Dirceu Junior. Escrevente judiciário no fórum local de agosto de 1971 a junho de 1985, tornou-se diretor do 2° cartório judicial da Comarca de Indaiatuba entre 1985 a 1995 quando se aposentou. De 1996 a 2010 exerceu advocacia na Comarca e atividades relacionados ao Direito junto à secretaria de Negócios jurídicos da Prefeitura Municipal e como corregedor da Guarda Municipal. Foi conselheiro dos direitos dos idosos de Indaiatuba. Como atleta participou de 13 maratonas, 14 Provas de São Silvestre, 6 meias maratonas Campinas-Joaquim Egídio e inúmeras provas de 5, 8 e 10 quilômetros em Indaiatuba, Salto, Itu, Campinas, Franco da Rocha e São Paulo. Como ciclista de mountain Bike, participou da prova Mariana a Ouro Preto, em Minas Gerais, da Big Biker entre São Luiz do Paraitinga a Santo Antonio do Pinhal. E ainda obteve a primeira colocação no Duathlon corrida e pedal que aconteceu na cidade vizinha de Salto.