Autorizado repasse de R$ 335 mil para entidade que cuida de idosos

Na mesma sessão, a última do semestre, os vereadores aprovaram subsídio financeiro para Ongs de proteção animal
Autorizado repasse de R$ 335 mil para entidade que cuida de idosos

Foto: ACS/CMI - Simone Santos

Os vereadores aprovaram ontem (22) autorização para a Prefeitura efetuar repasse no valor de R$ 335 mil ao “Centro Espírita Apóstolos do Bem – Lar dos Velhos Emanuel e Espaço Dia Emmanuel –, entidade com reconhecido trabalho de assistência a idosos desde que foi fundada em 1964.
O Lar de Velhos, como é mais conhecida, é um departamento do Centro Espírita Apóstolos do Bem e conta com uma equipe de 58 funcionários e inúmeros voluntários. A entidade abriga pessoas acima de 60 anos desprovidas de condições financeiras e familiares.
Em suas dependências localizadas na Vila Candelária, além de abrigo, alimentação e vestuário, os idosos recebem assistência médica e afetiva, “como se estivessem em sua própria casa, com sua própria família” -- frase repetida, com emoção, por todos as pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer o Lar e, sobretudo, pelos que puderam presenciar o carinho, a atenção e a dedicação diuturna dispensada pelos funcionários e voluntários aos internos residentes, atualmente em número de 65.
SEMESTRE LEGISLATIVO
Na sessão de ontem, a 18º do ano e a última do semestre, os vereadores aprovaram também a concessão de auxílio financeiro às duas maiores entidades protetoras de animais do município, a Upar (União Protetora aos Animais de Rua) e a Anjos de Patas Indaiatuba. Cada uma delas abriga e alimenta mais de 200 animais.
A Câmara definiu que o auxílio será de até R$ 94 mil à Upar e de até R$ 101 mil a Anjos de Patas.
A autorização dada pelos vereadores estabeleceu também que o repasse pode ser dividido em parcelas mensais e correrão por conta da dotação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. As entidades deverão prestar contas à Secretaria repassadora e ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Compda) dos recursos recebidos até o décimo dia do mês subsequente ao repasse.

Relatório de atividades

A última sessão do semestre apresentou um número elevado de proposições: 88 -- número que somado às propostas apresentadas e votadas nas 17 outras sessões realizadas no semestre dá um total de 1247.
De acordo com relatório preparado pelo Departamento de Expediente da Câmara, os vereadores elaboraram 963 indicações, 8 requerimentos e 77 moções, além de analisarem e votarem 11 projetos de resolução, 8 decretos legislativos, 115 projetos de lei e 3 projetos de leis complementares.
Neste semestre, considerado por todos como o mais conturbado da história do município, muito da atenção da Câmara ficou voltada a instituir normas para mitigar os duros impactos econômicos e sociais causados pela pior pandemia dos últimos cem anos e que até hoje, dia 23 de junho, matou 51.502 brasileiros, em meio a 1.117.430 casos de contaminação.
Em Indaiatuba, segundo levantamento diário realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, já há 1102 casos confirmados de infecção e 54 óbitos.
Ato da Mesa da Câmara, divulgado hoje, determina que até o dia 28 de julho ficará suspenso o atendimento e as atividades presenciais desempenhadas nas dependências do Poder Legislativo e que os cidadãos poderão utilizar o Sistema de Atendimento Remoto para fazer solicitações à Câmara, tanto legislativas quanto administrativas, por meio do canal e-sic disponível neste site.