Comissão de Representação para apurar questões relativas à CPFL é instaurada

ImagensA Câmara Municipal de Indaiatuba instaurou uma Comissão de Representação para apurar as questões relativas a CPFL no município de Indaiatuba. O projeto de Resolução para abertura da Comissão é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e foi votado e aprovado na 6ª Sessão Ordinária, realizada em 28 de março. “Alguns problemas estão sendo levantados, não só na questão do pagamento de contas, como também distribuição de energia, queda de tensão, entre outros fatores”, exemplifica o presidente da Câmara.

A dificuldade para pagamento das contas começou quando a CPFL rompeu contrato com a Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas, e passou a adotar o sistema chamado “CPFL Total”, onde os consumidores podem realizar os pagamentos em postos credenciados pela CPFL, porém devido a rotatividade de postos a população muitas vezes não consegue encontrar um local para efetuar o pagamento.

Conforme o projeto de Resolução, a criação da comissão visa realizar procedimentos, oitivas, reuniões, levantamentos e estudos, e tem como finalidade apurar as ocorrências da CPFL e Telefônica e todos usuários/contribuintes da cidade de Indaiatuba. O número de membros a integrar a comissão é de seis vereadores, e terá um prazo de duração de 90 dias.

“Vamos levantar toda legislação que rege a privatização e a prestação de serviço. Temos dois órgãos de fiscalização, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem também em São Paulo um órgão fiscalizador, que trabalha junto com a Aneel e dá resposta sobre os problemas locais”, explica Dr. Chiaparine. “Já temos conhecimento de cidades vizinhas que têm feito a reclamação de forma sistemática pelo caminho certo, a empresa tem pagado multa, por isso vamos entrar em contato para ter as orientações. Vamos aprender o caminho das pedras para fazer o trabalho correto. Não é simples, não é rápido, mas acredito que vamos conseguir trilhar este caminho e aprender”, complementa.

A primeira ação da Comissão foi uma reunião realizada nesta quarta-feira, dia 30, onde ficou decidido convocar os representantes da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os gerentes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e o Secretário Municipal de Desenvolvimento.
A próxima reunião será na segunda-feira, dia 4 de abril, às 17h, na Câmara Municipal.

Outra ação da Comissão será apurar problemas relacionados com a Telefônica. “Outro problema levantado é que a CPFL aluga o poste para outras empresas, como a Telefônica, e o cabeamento é excessivo para o poste, o peso é muito grande para a dimensão do poste, e isso tem feito que alguns caiam. A Telefônica, ao invés de fazer uma única ligação, tem feito várias pequenas, o que vem causando transtornos. Então tudo isso vai ser levantado”, diz Chiaparine.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI