Sessão Solene para entrega de títulos honoríficos acontece dia 7 de dezembro

11191.jpgA Câmara Municipal de Indaiatuba realiza no dia 7 dezembro, às 19h, a Sessão Solene para entrega de títulos honoríficos outorgados pela casa no ano de 2012. Serão seis homenageados com títulos de Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’, Cidadão Indaiatubano e Esportista do Ano.

Na ocasião também haverá uma homenagem póstuma ao senhor João de Oliveira Franco, que faleceu após o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira apresentar o projeto em que homenageia o ex-vereador de Indaiatuba com o Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano.

A Sessão Solene contará ainda com a apresentação da Camerata de Cordas da Orquestra Jovem de Indaiatuba, cedida pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba através da Secretaria Municipal da Cultura.

Título Honorífico de Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’
O título de Cidadão Benemérito do Município, ‘Doutor Caio da Costa Sampaio’ foi criado para homenagear ilustres cidadãos nascidos em Indaiatuba e que se destacam em suas atribuições perante a sociedade. Receberão esta honraria:

- Sr. Armínio Calonga Júnior, nasceu em Indaiatuba no dia 1º de dezembro de 1983. É diplomado em Administração de Empresas/Comércio Exterior e sempre teve muito destaque no Grupo Escoteiro Indaiá – 235, do qual é atualmente Vice-Presidente. O título é de autoria do vereador Maurício Baroni.

- Sr. Carlos Aparecido Milani, nasceu em Indaiatuba no dia 7 de setembro de 1965. É empresário de destaque não apenas em Indaiatuba como também em várias cidades da Região Metropolitana de Campinas. Sua empresa de terraplanagem demonstra a capacidade administrativa do homenageado. O título é de autoria do vereador Fábio Conte.

Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano
A outorga do Título de Cidadão Indaiatubano foi criada pela Câmara Municipal de Indaiatuba para homenagear cidadãos que devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da comunidade onde vive, mas que por razões alheias a sua vontade, não nasceram aqui em Indaiatuba. Receberão esta honraria:

- Sr. Waldemar Batista, nascido em Itapira/SP no dia 28 de agosto de 1938, e reside em Indaiatuba há mais de 37 anos. Atualmente é Major da Reserva da Polícia Militar. Foi eleito vereador para a legislatura 1996/200 e exerceu a função de Presidente da Câmara nos anos de 1999/2000. Entre seus feitos está a criação da Guarda Municipal em 1983, trouxe para cidade a Corporação do Corpo de Bombeiros Militar, fundou a ASSIN (Associação de Segurança de Indaiatuba) e criou o Centro Integrado de Segurança Pública de Indaiatuba, onde GM e PM tinham um só controle de rádio Comunicação. A autoria do título é do vereador e presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine.

- Sr. José Emygdio de Carvalho Filho, nasceu no dia 11 de fevereiro de 1951 em Porto Feliz/SP e reside em Indaiatuba há mais de 20 anos. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, especializado em Sistema de Registro Civil da América Latina, e trabalha como Oficial de Registro Civil do Município. Participa de projetos sociais tais como acesso dos cidadãos a documentação básica – certidão de nascimento e demais atos para o exercício da cidadania, em parceria com a Semfabes. Também participou do Projeto Pai Legal, realizado nas Escolas Estaduais do Município, que consiste na busca ativa para inclusão da paternidade nos registros de nascimento, entre diversas outras ações. A autoria do título é do vereador Maurício Baroni.

- Sr. João Hélio Batista de Oliveira, nasceu em 5 de maio de 1966 na cidade de Marília/SP, e mora em Indaiatuba há 15 anos. Iniciou sua trajetória em um restaurante árabe de São Paulo como lavador de pratos e chegou a ser o gerente da casa. Montou seu primeiro estabelecimento no bairro Ipiranga, mas devido à agitação e violência da cidade grande decidiu transferir seu negócio para o interior de São Paulo. Em 2005 iniciou o projeto ‘Dia da Esfiha Amiga’, onde a renda é revertida para a Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (Feai). Em seis anos já foram doadas mais de 200 mil esfihas, sendo revertido mais de R$ 300 mil para entidades. O projeto é de autoria do vereador Hélio Ribeiro.

Título Honorífico de Esportista do Ano
A concessão do Título Honorífico de Esportista do Ano foi criada pela Câmara para homenagear o cidadão que tenha se destacado em prol do esporte na comunidade indaiatubana. Receberá esta homenagem:

- Sr. Rafael Cichon Franz, nasceu no dia 4 de julho de 1995, e com apenas 16 anos já possui grande destaque no esporte indaiatubano. Iniciou como atleta do Projeto de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento (Pria) na modalidade Basquete. Em 2010 passou para a modalidade Rugby Union – Seven, integrando o Indaiatuba Rugby Clube – Tornados. Faz parte da Associação Atlética Rugby Indaiá desde a fundação do clube em 2011 e também é atleta da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) seleção brasileira – M19 em 2011/2012. O projeto é de autoria do vereador Maurício Baroni e subscrito pelos demais vereadores.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI