Câmara: com três projetos de lei na Ordem do Dia destaque da sessão fica para as Moções

Plenário recebeu homenageados durante sessão ocorrida, excepcionalmente, na terça-feira (28), em função do Dia do Servidor Público
14076.jpg

Com três projetos de lei na Ordem do Dia, o destaque da 30ª sessão de Câmara de Indaiatuba ficou para as moções apresentadas em Plenário, na terça-feira (dia28). Foram 21 indicações e 20 moções. Vários homenageados compareceram ao Plenário da Câmara para acompanhar a sessão que, em virtude do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, foi transferida de segunda (27) para terça-feira (28).

O vereador Luiz Carlos Chiaparine abriu a série de homenagens prestadas no Plenário da Câmara. Ele apresentou Moção de Congratulações à Rádio CBN-Campinas, que completou 23 anos de serviços voltados para Indaiatuba e região.

Já o vereador Hélio Alves Ribeiro, apresentou as seguintes moções de congratulações: ao Esporte Clube Primavera pela conquista do acesso à Série A3 do Campeonato Paulista; a Nair Ribeiro Razera pela conquista do Miss Simpatia, ocorrido dia 19 de outubro de 2014 no CIAEI, promovido pelo Fundo Social Solidariedade de Indaiatuba (Funssol); de congratulações a Carlos José da Palma pela conquista do Mister Elegância; a Sayoko Hamamoto pela conquista do Miss 2014; a Maria Helena Leite da Costa pela conquista do Miss Elegância; a Antônio Shiguetario Hamamoto pela conquista do Mister Simpatia; a Arnaldo Henriques pela conquista do Mister 2014.

Hélio também apresentou Moção de Pesar pelo falecimento de Luzia Ferreira de Souza Cenção, ocorrido aos 21 de outubro de 2014 e congratulações a Júlio Barbosa de Freitas, pela organização do V Torneio da Praça.

Maurício Baroni Bernardinetti apresentou quatro moções: de congratulações à atual Diretoria do Clube Nove de Julho pelos brilhantes trabalhos realizados; a Cláudio Albrechet pela atuação frente a Presidência do Indaiatuba Clube na Administração 2008/2014; a Marcos Toli eleito Presidente do Indaiatuba Clube na Administração 2014/2016; e congratulações à Secretária Municipal de Educação Profª Rita de Cássia Trasferetti pela realização da 8ª Feira Literária.

Gervásio Aparecido da Silva apresentou Moção de Congratulações à Equipe de Xadrez de Indaiatuba que é integrada pelos alunos da Escola Estadual Annunziatta L. V. Prado, que conquistou sete medalhas e nove troféus no dia 19 de outubro e congratulações à Equipe de Taekwondo de Indaiatuba, pela conquista do título de Campeã do Ranking Geral e mais 27 medalhas (21 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze) no 11º Open Saltense de Taekwondo Championships, realizado no dia 19 de outubro.

Helton Antonio Ribeiro fez Moção de Congratulações em comemoração ao Dia de Cirurgião Dentista, que ocorreu no dia 25 de outubro.

Bruno Arevalo Ganem apresentou Moção de Congratulações à Igreja Presbiteriana Renovada do Jardim Morada do Sol, pelo 25º aniversário, comemorado dia 19 de outubro.

Já o presidente da Câmara, o vereador Luiz Alberto Pereira apresentou as seguintes Moções: de congratulações à Laísa Luisa Daltio, participante do Concurso Miss São Paulo Infanto Juvenil e à Rafaela Amá Sadocco, que também participou do Concurso.

Ordem do Dia: projeto obriga passageiro a se identificar a motorista de táxi

Entre os três projetos apresentados na noite de terça-feira durante a Ordem do Dia, dois foram aprovados. O mais debatido da noite -- projeto do vereador Gervásio Aparecido da Silva -- dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação de passageiros aos motoristas de táxi. O vereador do PT, Carlos Alberto Rezende Lopes (Linho), afirmou votar a favor do projeto, em primeira votação, mas prometeu analisar melhor a constitucionalidade dapropositura.

Gervásio defendeu a proposta, lembrando que hoje em dia, nenhum cidadão entra num prédio público sem se identificar. “No táxi, e por questões de segurança do motorista e também dos passageiros, ocorreria da mesma maneira; sem nenhum segredo”, afirmou durante os debates.

O segundo projeto aprovado em 1ª votação é de autoria do Executivo Municipal, e autoriza repasse de recursos financeiros para entidades assistenciais do Município.

Vistas

Já o Projeto de Lei nº 0090/2014, de autoria dos vereadores Antonio Sposito Júnior, Hélio Alves Ribeiro e Luiz Alberto Pereira, que dispõe sobre as penalidades por danos ocasionados ao patrimônio público e privado, sofreu pedido de vistas do vereador Helton Antônio Ribeiro por 10 dias.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI