CPI do Banco BVA entra na fase de oitivas

Prefeito será o primeiro a ser ouvido, seguido do vice-prefeito e do ex-secretário da Fazenda; três funcionários do banco também serão convocados
13119.jpgA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura aplicações da Prefeitura no Banco BVA vai definir na próxima semana as datas para ouvir o prefeito Reinaldo Nogueira, o vice-prefeito Antônio Carlos Pinheiro e o ex-secretário da Fazenda Marcelo Pigatto. As oitivas, nome que se dá para o ato de ouvir pessoas durante uma apuração, também pretende ouvir três funcionários do BVA.

A 4ª reunião dos membros da CPI, instaurada na Câmara para apurar o caso, ocorreu na noite de segunda-feira (26). Presidida pelo vereador Luiz Carlos Chiaparine (PMDB), a reunião serviu para definir as primeiras pessoas que serão ouvidas pelos membros que compõem a CPI.

O prefeito Reinaldo Nogueira, que se encontra de férias, tem prerrogativa para informar o dia em que comparecerá à reunião da CPI. “Estamos aguardando o prefeito voltar da viagem de férias para marcarmos a data dessa primeira oitiva e, na sequência, designarmos as datas das demais pessoas a serem ouvidas pela Comissão”, afirma Chiaparine.

No total, são seis pessoas a serem ouvidas nesse primeiro momento das oitivas. Além do prefeito, vice-prefeito e do ex-secretário da Fazenda, o vereador Bruno Ganem (PV) solicitou através de um requerimento apresentado durante a reunião de segunda-feira, que sejam ouvidas três funcionários do Banco BVA que intermediaram as aplicações feitas pela Prefeitura de Indaiatuba: Robson de Souza Brandão, Georgina Magalhães e Fernanda Ferreira de Souza.

Documentos

Com isso, a CPI encerra a fase de análise dos primeiros documentos referentes ao caso. Nos últimos dias, a Comissão recebeu documentos solicitados à Prefeitura, como a resposta do ofício encaminhado ao BVA que pede a liberação da quantia depositada no banco; cópia de depoimentos, como a do servidor público Marcelo Pigatto; e cópia da ação civil pública que a Prefeitura moveu contra o Banco.

A Comissão ainda aguarda o Certificado de Objeto e Pé da ação civil movida pelo Ministério Público de Indaiatuba e o relatório do interventor.

A CPI trabalhou mesmo no período de recesso parlamentar, ocorrido em julho e, segundo Chiaparine, o prefeito Reinaldo Nogueira só não prestou depoimentos ainda porque a Comissão necessitou de tempo para poder receber e analisar os documentos relativos ao caso.

“Porém, o prefeito já se colocou a inteira disposição da CPI para falar sobre o caso”, afirma.

Reuniões

Os membros da CPI têm se reunido sempre, após o encerramento das sessões de Câmara, na Sala de Reuniões da Casa.

A CPI do Caso BVA instaurada na Câmara é formada pelos vereadores Luiz Carlos Chiaparine (presidente), Túlio José Tomass do Couto (relator) – ambos do PMDB – e pelos membros Bruno Arevalo Ganem (PV), Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), Helton Antônio Ribeiro (PP) e Massao Kanesaki (DEM).

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI