Comissão de Segurança é recebida por Secretário Adjunto em São Paulo

ImagensO secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Willian Sampaio Oliveira, recebeu nesta segunda-feira, dia 27, os membros da Comissão de Representação de Segurança da Câmara Municipal de Indaiatuba, vereadores Túlio Tomass do Couto, presidente, Luiz Alberto Pereira, relator, Bruno Arevalo Ganem, secretário, além de Fábio Marmo Conte e Helton Antônio Ribeiro.

A reunião havia sido marcada com o Secretário de Segurança, Antônio Ferreira Pinto, na última semana, mas, de acordo com Oliveira, um compromisso com o Ministério Público impossibilitou a presença do secretário.

O objetivo da reunião foi apresentar uma avaliação parcial da situação da segurança em Indaiatuba e já apresentar algumas solicitações a fim de minimizar o problema do aumento da criminalidade no município.

Entre as solicitações estão: criação de um Batalhão da Polícia Militar ou, pelo menos, mais uma Companhia, já que o número de policiais é pequeno para as necessidades atuais da cidade; mais policiais para integrar o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência; equiparação dos salários dos policiais que atuam na Região Metropolitana de Campinas; e, ainda, aumento do contingente de delegados, investigadores e escrivães.

Todos esses pedidos foram baseados em depoimentos de autoridades, trabalhadores da área e cidadãos indaiatubanos, que desde maio têm sido ouvidos pela Comissão da Câmara. “As solicitações foram feitas pessoalmente, mas, ainda nesta semana, serão enviadas por ofício ao secretário (Antônio Ferreira Pinto), a fim de que sejam tomadas providências”, afirma o vereador Túlio.

Segundo o secretário adjunto, todas as informações serão levadas ao conhecimento do comandante geral e do delegado geral. “Somente eles têm autonomia para avaliar tecnicamente a situação de Indaiatuba”, diz Oliveira, que também comenta que as decisões são muito mais técnicas do que políticas, ou seja, é preciso avaliar os índices de violência na cidade, o que é refletido pelos boletins de ocorrência registrados pela população.

Ele adianta, inclusive, que a falta de policiais civis em Indaiatuba é um problema que vem ocorrendo em todos os lugares, mas que, em breve, o concurso público para os cargos de escripol, investipol e agentes de polícia será seccionalizado, o que irá garantir maior comprometimento dos candidatos com a localidade onde o cargo será disputado. “Como o concurso será regionalizado por seccional, os interessados terão que trabalhar onde estão prestando o concurso”, diz. Mas informa que no caso de delegados este procedimento não é possível.

Aproveitando a reunião, os vereadores pediram explicações para a presença de adolescentes no recém fechado presídio feminino de Indaiatuba. O secretário adjunto respondeu que aquela é uma área administrativa e que serve como local de trânsito para os menores infratores e outros presos civis.

Para finalizar, o presidente da Comissão afirma que, após o envio do ofício com as solicitações, estará acompanhando o andamento do processo, assim como os demais vereadores que são membros do grupo. “Iremos cobrar das autoridades competentes tanto estaduais quando regionais e temos certeza que contaremos com o apoio do Prefeito Reinaldo Nogueira e do deputado estadual Rogério Nogueira nesse sentido”, diz Túlio.

Foto: Rachel Severo Alves Neuberger
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger