Seminário ‘Construindo o 20 de Novembro‘ reúne cerca de 400 pessoas na Câmara

Como se dá o preconceito contra o negro no Brasil? O que se camufla atrás do racismo? O negro tem heróis no Brasil? Quais as ‘sutilezas’ do preconceito no dia a dia de Indaiatuba?

Todas essas questões foram abordadas no último sábado (23) no Seminário ‘Construindo o 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra’, evento organizado pelo mandato do vereador Derci Jorge Lima (PT) e que reuniu cerca de 400 pessoas na Câmara Municipal de Indaiatuba.

O encontro, aberto pelo vereador, contou com a presença de líderes sindicais, líderes de movimentos negros da região, entidades de classe e população em geral.

O destaque foi a palestra da doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) -- mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Culturas Africanas e Relações Inter-éticas na Educação Brasileira -- profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza.

Pesquisadora do Núcleo Negro da Unesp (NUPE) e das relações raciais no Brasil nas áreas de Ações Afirmativas na Educação e Mercado de Trabalho; Juventudes (com ênfase em ‘Juventude Negra, Educação; Trabalho e Violência, e Movimento Hip Hop) e autora do livro didático ‘Africanidades Paranaenses’, Marcilene atualmente é coordenadora de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Igualdade Racial do Município de São Paulo (Sepir-SP).

Marcilene – primeira mulher negra doutora em Ciências Sociais do Paraná -- falou sobre o histórico do negro no Brasil, suas sutilezas e como podem ser encarados os preconceitos no País. Além disso, a doutora abordou como o preconceito ocorre no Brasil e como até o negro, acaba difundindo ou construindo esta realidade.

PROJETO

O mandato do vereador Derci propôs o Projeto de Lei que cria uma data especial para que o Dia da Consciência Negra – o 20 DE Novembro (data em referência a Zumbi dos Palmares) para entrar no calendário oficial do Município. “Não como um feriado qualquer, mas como uma data para a valorização social, cultural e histórica do negro em Indaiatuba e, principalmente, uma semana para se propor debates de conscientização e ações que mudem a realidade do negro em Indaiatuba”, lembra Derci.

Segundo vereador, não se trata de criar um feriado e só. “A consciência ultrapassa os limites sociais e o da criação de um simples feriado”, esclarece.

Outra questão abordada por Derci é o negro inserido no contexto exclusivo de Indaiatuba. “Existem inúmeras pesquisas sobre o negro no Brasil; mas quem é; o que construiu e que caminhos percorreu o negro de Indaiatuba”, questiona o vereador.

Entre os nomes mais conhecidos na história do negro na cidade, Derci cita o voluntário João dos Santos, que empresta seu nome à uma rua do Município. “Mas quem foi ele; quais a história dele; o que ele construiu para a cidade? É isso que precisa ser difundido, bem como a história de outros negros que construíram e constroem este município”, ressalta.

Para isso, o mandato do vereador já está em posse de dados que resgata histórias de negros indaiatubanos e que, nas próximas ações do partido, serão difundidas entre a população local, entidades e autoridades. É assim que se pretende mudar a história social, política e cultural do negro no Município!


Foto: Robson B. Sampaio
Texto: Simone Santos - ACS/CMI