Transporte: presidente da Câmara se reúne com gerente da EMTU

Cebolinha, acompanhado do diretor do DTC e do representante dos usuários de transportes públicos de Indaiatuba, foi a Campinas, em busca de melhorias para os serviços prestados pela Viação Bonavita
14084.jpg

O presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, o vereador Luiz Alberto ´Cebolinha´ Pereira, esteve na manhã dessa terça-feira (25) na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU- Regional Campinas). Acompanhado do diretor do Departamento de Transporte Coletivo (DTC), Silvio Roberto Lima, e do representante dos usuários de Transporte Público, prestado pela Viação Bonavita, Sebastião Pereira de Carvalho, o vereador se reuniu com o gerente regional da EMTU, Edson T. Zilão e com o chefe do departamento de fiscalização, José Eduardo Toledo Cruz Junior.

O assunto em pauta é melhorar o serviço oferecido pela concessionária da linha Indaiatuba/Campinas/Indaiatuba. Dentro das reivindicações, os usuários reclamam do atraso dos ônibus e desvios de rotas. Os usuários solicitam também maior fiscalização nos serviços.

O representante dos usuários, Sebastião, entregou ao gerente da EMTU vários documentos contendo reclamações. Ele também relatou as dificuldades enfrentadas pelos usuários do serviço.

Em resposta, os representantes da EMTU alegam que colocaram fiscais em dias alternados, e que os carros que não cumpriram as exigências foram multados. Zilão também ressaltou que é necessário que as pessoas entrem no site da EMTU  http://www.emtu.sp.gov.br/ e formalizem a reclamação. A reclamação também pode ser feita via Ouvidoria, através do número 0800 724 05 55. Apenas a partir da reclamação oficializada através desses canais de comunicação com a empresa, é possível tomar providências.

Rebate

Cebolinha entendeu as medidas tomadas para amenizar o problema, mas ressaltou que os usuários não podem continuar sendo prejudicados por um serviço que não está funcionando. O vereador também voltou a enfatizar, os problemas enfrentados pelos usuários das linhas, principalmente a falta de ônibus, a falta de respeito com os horários e o desvio de itinerários.

Embora os representantes da EMTU tenham colocado suas dificuldades e também todas as atividades desenvolvidas para melhorar a qualidade dos serviços prestados, Cebolinha pediu ainda mais empenho e com isso os representantes da EMTU se comprometeram a aumentar a fiscalização, para pelo menos três vezes por semana.

“Foi colocado durante a reunião que neste momento as multas são de baixo valor, uma vez que este serviço está sendo prestado através de uma permissão precária, no entanto, a partir de fevereiro de 2015 passa a vigorar o contrato de concessão com um aumento expressivo no valor das multas. Vamos continuar lutando e trabalhando na busca de bons serviços”, garante o vereador Cebolinha.

Para Cebolinha, o transporte intermunicipal continuará sob a mira da Câmara de Indaiatuba e uma nova reunião será marcada posteriormente para que sejam analisadas as meditas adotadas para conter as falhas no serviço. “Solicitamos que os usuários continuem avaliando os serviços, que façam as reclamações utilizando as vias oficiais porque, sem elas, a própria empresa fica sem dados estatísticos para agir diante do problema; e isso só fica registrado se o usuário usar o serviço 0800 ou o site da empresa para reclamar”, ressalta.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Rose Parra - ACS/CMI