Conselho se reúne e recebe ofício referente ao Movimento Passe Livre

Elaborado pelo presidente da Câmara, ofício atende solicitação dos líderes do movimento que ocupou a Câmara dias 15, 16 e 17 de julho
13109.jpgMembros do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) estiveram reunidos quarta-feira (24) pela manhã no Plenarinho da Câmara. O encontro faz parte das reuniões mensais do Conselho e desta vez serviu também para que o presidente do Conselho, Luiz Alberto ‘Cebolinha” Pereira entregasse um ofício que solicita informações que serão apresentadas ao grupo Movimento Passe Livre Indaiatuba.

As solicitações foram feitas pelos membros do movimento, durante reunião ocorrida na Câmara na última segunda-feira (22), quando líderes do movimento fizeram uma série de solicitações aos vereadores.

Estavam presentes no encontro os vereadores Luiz Alberto ‘Cebolinha Pereira (PMDB), Antônio Sposito Junior (o Toco, PTB), Bruno Arevalo Ganem (PV), Carlos Alberto Rezende Lopes (PT), Helton Antônio Ribeiro (PP), Massao Kanesaki (DEM), Gervásio Aparecido da Silva (PP), Hélio Alves Ribeiro (PSB) e assessores dos vereadores Derci Jorge Lima (PT) e Maurício Baroni (PMDB).

O ofício entregue pelo vereador e presidente da Câmara atende a pauta de reivindicações do grupo, solicitando informações que possam dar base para as próximas ações do grupo, que ocupou a Câmara por 58h, entre os dias 15 a 17 de julho.

A pauta, elaborada pelo grupo solicita os seguintes itens:
- Redução da tarifa para R$ 2,00
- Passe livre imediato para estudantes
- Aumento da frota
- Reestruturação das linhas
- Reestruturação dos pontos
- Integração de três horas.

Além disso, o movimento solicita informações sobre a atuação do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), criação de uma Secretaria de Transportes, ações referentes à carteirinha do idoso e posicionamento dos vereadores em relação às reivindicações do movimento.

Todos os vereadores se colocaram à disposição do grupo. “O que precisamos é reunir representantes do movimento com representantes do Executivo, Legislativo, usuários do transporte público e da empresa concessionária para, juntos, debatermos o assunto; daí o ofício, encaminhado ao diretor de Transportes Coletivos Silvio Roberto Lima, solicitando dados como a quantidade de pontos na cidade, a quantidade de linhas, o estado da frota, os pontos cobertos, o funcionamento de passes para estudantes e idosos; entre outras informações”, conta Cebolinha.

Convite

Durante a reunião do Comtu, representantes da empresa concessionária e da Prefeitura se colocaram à disposição para receber dois membros que representem o movimento na garagem da empresa, para que eles possam acompanhar um dia de trabalho dos profissionais que fazem parte do transporte urbano no Município. Segundo os representantes do Movimento, eles receberam as planilhas da empresa, que vai permitir calcular os custos com transporte coletivo na cidade, mas não tiveram tempo hábil de analisa-las. “Não somos técnicos. Por isso, ainda estamos aguardando uma pessoa que possa fazer essa análise para a gente”, disse Mateus Oliveira dos Santos.

O grupo ficou de analisar essas planilhas e, depois disso, agendar um novo encontro com os membros do Poder Legislativo. Além de Mateus, estiveram na reunião de segunda-feira, os seguintes membros do movimento: Tamires Nogueira Chaves, Adolfo Bandeira, Carlos A. Duarte Junior, Felipe Nunes, Abiezer Lopes, Felipe Maroppo, Jéssica Saracino, Eduardo Saracino, Carlos Soares e João Paulo.

Ocupação

O grupo, que ocupou a Câmara logo após a Sessão Extraordinária ocorrida dia 15 de julho e só deixou o Plenário na noite do dia 17, não havia entregue aos vereadores nenhuma pauta de reivindicação. Essa pauta, segundo os próprios manifestantes, havia sido protocolada na Prefeitura de Indaiatuba.

“Evidente que a partir do encontro de segunda-feira, podemos dialogar com todos, mas muita coisa vai além do poder de um vereador, como a questão da criação de uma Secretaria de Transportes Urbanos ou a tarifa zero para os ônibus; são decisões que não cabem ao Legislativo; entendo, no entanto, que agora existe um diálogo e que isso é o mais importante para nós vereadores, para o movimento e para todos os cidadãos de Indaiatuba”, afirma Cebolinha.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI