Vereadores visitam Centro de Cartas e Encomendas dos Correios

ImagensOs vereadores membros da Comissão de Representação para apurar questões relativas aos Correios, Fábio Marmo Conte, que preside a Comissão, e Hélio Alves Ribeiro, visitaram na manhã desta terça-feira, dia 24 de maio, o Centro de Cartas e Encomendas de Campinas, localizado na Rodovia Anhanguera. O local lida com manuseio, tratamento e encaminhamento de objetos postais em uma região que abrange 189 municípios. Também participou da visita o assessor parlamentar Daniel Fatini, representando o vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o ‘Linho’.

Com a visita ao Centro de Cartas e Encomendas de Campinas, os vereadores puderem conhecer melhor como funciona o local que recebe e distribui uma média de 1,5 milhão de correspondências por dia, assim como ter uma visão mais abrangente do déficit de funcionários que os Correios enfrentam em várias regiões do país. Para este trabalho de manuseio, tratamento e encaminhamento, há carência de aproximadamente 50 funcionários, e para atender a demanda são alocados trabalhadores de outras áreas, como administrativo e comercial. Com o objetivo de amenizar a situação, no próximo mês já começam a trabalhar funcionários temporários através de empresas terceirizadas contratadas através de licitação, já que as contratações dos aprovados do concurso público devem demorar ainda alguns meses.

A mesma situação atinge Indaiatuba, que precisa no momento de 19 carteiros a mais nas ruas, e que também há a expectativa de ter a situação normalizada com a contratação de temporários no mês de junho. Após a criação da Comissão de Representação na Câmara Municipal de Indaiatuba, uma auditoria foi instaurada e funcionários de Campinas passaram também a atuar em Indaiatuba, realizando plantões aos finais de semana e feriados. Com isso, segundo informações de representantes dos Correios, 80% das correspondências passaram a ser entregues dentro do prazo, porém a meta é resgatar a qualidade de 97% dentro do prazo.

Os vereadores foram recepcionados pela Assessora Técnica dos Correios de Campinas e Região, Silvia de Oliveira Castro, pelo Gerente de Qualidade e Planejamento do Centro de Tratamento de Cartas de Campinas, Everaldo Bastos Santos, por Sérgio Rodrigo Pegado, da equipe apoio da GPLAC/CTC/Campinas, e por Carlos Alberto Longhini, que é Gerente do Centro de Tratamento de Encomendas de Campinas.

O Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Campinas é um dos cinco Centros de Tratamento subordinados à Diretoria São Paulo-Interior (DR/SPI). Atende 10,8 milhões de habitantes, respondendo por 8,93% do PIB Nacional. Dispõe de 3.195 empregados, que equivale a 30% de toda a força de trabalho da DR/SPI (11 mil empregados).

A Comissão ECT
A Comissão de Representação para apurar questões relativas aos Correios é composta pelos vereadores Fábio Conte, Hélio Ribeiro, Carlos Alberto Rezende Lopes, Agostinho Andrade Júnior, Túlio José Tomass do Couto e Vera Maria Curi Spadella. Foi criada no início de abril deste ano devido ao atraso na entrega de correspondências, que se originou no final de 2010 quando o contrato de 20 funcionários temporários foi encerrado, sem que novos fossem contratados.

Além da falta de carteiros, há poucos funcionários para atender a população no Centro de Distribuição Domiciliar, o que gerou filas com horas de espera para quem precisa retirar a correspondência no local. Entre as atribuições da Comissão está realizar procedimentos, oitivas, reuniões, levantamentos e estudos e tem como finalidade apurar as ocorrências dos Correios e os usuários/contribuintes da cidade de Indaiatuba.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI