Projeto de ampliação de Viracopos precisa ser revisto, afirmam especialistas

0200.jpgO projeto de ampliação e transformação do Aeroporto de Viracopos no terminal aeroviário mais movimentado do país precisa ser revisto, afirmaram os palestrantes presentes na audiência pública realizada nesta sexta-feira (18) na Câmara Municipal de Americana. A audiência foi promovida pela Comissão Metropolitana de Viracopos, formada por autoridades e lideranças das dezenove cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas, e intermediada pelo vereador Odair Dias (PV), representante de Americana.

Esta foi a terceira reunião da comissão, criada em Indaiatuba do mês de junho e presidida pelo vereador Bruno Ganem (PV), da mesma cidade. De acordo com Odair, a discussão sobre o futuro do aeroporto é importante por envolver diretamente todos os municípios da região. “Precisamos debater a questão do EIA/RIMA, do impacto ambiental que isso vai causar, e levar às pessoas. Afinal, o título de maior aeroporto é muito importante, mas o impacto também é grande precisa ser levado em consideração”, afirmou.

Para o vereador de Indaiatuba e presidente da comissão, Bruno Ganem, o processo de mobilização acerca do tema está crescendo. “A cada cidade que a audiência passa, aumentam as informações disponíveis e o número de pessoas envolvidas. Temos a missão de revisar este projeto, para que se torne um vôo seguro, cercado por um desenvolvimento sustentável. São modificações pequenas, mas que conseguirão reduzir drasticamente o impacto”, defendeu.

Participaram também da audiência os vereadores Marco Antonio Alves Jorge (PDT), o Kim, Reinaldo Chiconi (PMDB) e Valdecir Duzzi (PSDB). A próxima audiência pública acontece no dia 30 de setembro, em Bauru (SP).

Impacto ambiental

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) de Campinas, Mayla Porto, os impactos ambientais da ampliação do aeroporto de Viracopos são tão graves que “é difícil até apontar qual o pior deles”. Mayla proferiu uma palestra a respeito dos principais problemas do projeto atual, como as falhas do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) apresentado.

“Não se pode pensar no interesse econômico e esquecer dos requisitos ambientais e sociais inerentes a um processo como este. A ampliação é discutida há mais de vinte anos, e não se pode querer decidir tudo de uma hora para a outra”, criticou. Ainda de acordo com Mayla, é absurda a proposta de uma distância de 3,5 km entre a pista atual e a nova pista a ser construída. “As normais internacionais falam em uma milha, o equivalente a um quilômetro e meio. Essa área a ser ocupada possui 49 nascentes, espécies ameaçadas de extinção e fauna e flora riquíssimas”, acrescentou.

A representante da Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto de Viracopos, Elizabeta Novak, agradeceu o espaço oferecido pela Câmara e relatou a dificuldade dos habitantes da região. “As Câmaras são o único espaço disponível para a população se expressar. Estamos sendo despejados sem aviso ou justificativa alguma. É preciso refazer não apenas o EIA/RIMA, mas todo o projeto técnico”, argumentou.

Já para a representante do Instituto Jequitibá, Eneida Ramalho de Paula, o planejamento urbano precisa ser elaborado respeitando-se todos os aspectos. “O EIA/RIMA apresentado não trata da questão de saúde pública envolvida neste empreendimento. Existem relatórios conceituados, de instituições internacionais, apontando que a poluição atmosférica gerada pelos aviões e aeroportos está diretamente ligada ao aumento do índice de doenças respiratórias, cardiovasculares e até de má formação genética nas regiões próximas”, declarou.

Vereadores

O vice-presidente da Câmara, vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, destacou a importância das audiências públicas para discussão dos temas que estão em pauta na sociedade. “É preciso conversar com a população, e não só com os técnicos, sobre os assuntos que são de interesse exatamente de toda a sociedade. Ninguém aqui é contra o aeroporto, mas pede-se que seja feito tudo de forma correta”, ressaltou, sugerindo que sejam convidados também os responsáveis pelos projetos oficiais.

O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) parabenizou os palestrantes e chamou a atenção para a urgência do problema. “Esta é uma preocupação legítima, especialmente para quem está no entorno do aeroporto. E mesmo para nós que, em Americana, estamos relativamente afastados, este é um problema iminente, afinal somos todos conurbados e parte de uma grande região, importante estratégica e economicamente para todo o estado e o país”, discursou.

Já o vereador Valdecir Duzzi (PSDB) se disse a favor do empreendimento, desde que seguidas as regras e normas ambientais. “Todos queremos desenvolvimento, mas de maneira sustentável. O aeroporto pode ser aumentado, mas minimizando o impacto ambiental”, frisou.

Foto: Divulgação
Texto: Da assessoria do vereador