Comemorações dos 37 anos do Jd Morada do Sol resgata histórias dos primeiros moradores

Evento é organizado pelo vereador e presidente da Câmara, Hélio Alves Ribeiro -- autor da Lei que inclui o aniversário do bairro no calendário Oficial do Município
16037.jpg

A Câmara de Indaiatuba realizou na terça-feira (21) como parte das comemorações dos 37 anos do Jd. Morada do Sol, um evento que teve como objetivo, resgatar e preservar a memória dos primeiros moradores do bairro. O evento é organizado pelo vereador e presidente da Câmara, Hélio Alves Ribeiro -- autor da Lei que inclui as comemorações de aniversário do bairro mais populoso de Indaiatuba no calendário Oficial do Município – em parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e esse ano  homenageou 11 moradores.

Além de Hélio, prestigiaram o evento, os vereadores, Luiz Alberto ´Cebolinha´Pereira, Arthur Spíndola, Sirlene Carvalini, Adeilson Pereira (Figura),  João de Souza  (Januba), diretor do Campus da Faculdade Max Planck, Hector Escobar,  prefeito Nilson Gaspar, representantes da Fundação Pró-Memória e demais autoridades.

Os moradores que mudaram a história do bairro, receberam uma placa de homenagem e uma comenda, ambas confeccionadas pela MaxPlanck, parceira nas comemorações desses 37 anos. Além da Maxplanck, esse ano o evento contou também com a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai).

NOVIDADE

A novidade dessa edição do “Resgate e Preservação da Memória dos Moradores do Jd Morada do Sol” foi uma homenagem  feita aos dois moradores mais idosos do bairro: Elisa Matos dos Anjos (104 anos) e João Soares Pereira (103).

“Decidimos incluir essa categoria entre as homenagens, porque embora esses moradores muitas vezes não tenham sido os primeiros a chegar no bairro, são os mais longevos em idade, tendo também passado grande parte de suas vidas ali e, portanto, dando sua contribuição para o progresso do local”, explica Hélio.

Para realizar o evento, Hélio Ribeiro faz um resgate oral de todas as histórias, que são colhidas por ele uma a uma, gravadas e depois disponibilizada para a Fundação Pró-Memória, na íntegra. Uma compilação de todas as entrevistas feitas pelo atual presidente da Câmara, foi transformada num pequeno vídeo e exibida no dia 21.

Além dos homenageados, participaram do evento, familiares e amigos. “Mas esse encontro do dia 21 é aberto a toda a população de Indaiatuba, que pôde prestigiar todas essas pessoas, que fizeram e fazem a história do Jd. Morada do Sol”, afirma o atual presidente da Câmara.

HOMENAGEADOS

Receberam as homenagens, as seguintes personalidades, além de Dona Elisa e o Sr João, como são conhecidos os dois moradores mais idosos: Carmo Martins de Souza, Valdomiro Simão, José Gabrir Filho, Pedro Lopes, Wilson José dos Santos (Índio), Rosana de Souza Magalhães, Jorge Roberto da Silva (Jorge do Depósito), Maria José de Jesus da Costa e João Elias da Costa.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos/ACS-CMI