Vereadores participam de evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

O presidente da Câmara Luiz Alberto ´Cebolinha´ Pereira (PMDB), além dos vereadores Antônio Sposito Junior, o Toco da Croissant (PTB) e Massao Kanesaki (DEM), prestigiaram o prefeito Reinaldo Nogueira, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) Nilson Alcides Gaspar e o gerente da Agência Ambiental da Cetesb, Domênico Tremaroli enfrentarem, de bote, as correntezas do Rio Jundiaí. O bote desceu o rio nessa sexta-feira (22).

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) derramou água do Rio Jordão, no Rio Jundiaí, doada pelo padre Francisco Cabral de Vasconcelos (padre Xico), momentos antes de entrar no bote inflável do Corpo de Bombeiros, para realizar o passeio pelo Rio Jundiaí, em comemoração que marcou o Dia Mundial da Água (22).

Além Gaspar, Domênico Tremaroli, vereadores e o prefeito contou como o apoio e a segurança do Corpo de Bombeiro de Indaiatuba, cujo comandante, tenente Baccin, também desceu o rio com as autoridades.

O evento realizado no Bairro Itaici, diante da antiga estação ferroviária, foi uma iniciativa do superintendente do Saae e contou também com a participação de mais de uma centena de convidados.

“Estamos aqui reunidos para um ato simbólico em defesa do Rio Jundiaí, demonstrando que quando há vontade política, tudo é possível, como trazer de volta a vida a este rio tão importante para nossa cidade”, destacou Gaspar.

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Joaquim Pedroso Alvarenga marcaram presença, assim como escoteiros do Grupo Escoteiro Indaiá, que soltaram 20 mil alevinos no Rio Jundiaí, que já apresenta marca de 6,7 miligramas de oxigênio; com 2 miligramas de oxigênio já é possível a existência de peixes.

Durante a bênção, padre Xico lembrou a citação bíblica “Quando esse dia chegará, Senhor?”, referindo-se a despoluição do Rio Jundiaí. “E pelo que tudo indica, esse dia chegou”, afirmou o religioso, um apaixonado pelo rio, elogiando o prefeito Reinaldo Nogueira pelas obras de saneamento que estão auxiliando na despoluição do rio.

O prefeito lembrou que seu pai nasceu em uma propriedade nas margens no Rio Jundiaí, em Indaiatuba, e que nele tomava banho, sentindo-se extremamente feliz em ver o rio voltar a ser limpo. Destacou também o trabalho do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), do qual é o atual presidente, e o trabalho de despoluição realizado pelas cidades no curso do rio, acima de Indaiatuba. “Aqui em Indaiatuba nossa atuação em prol do meio ambiente é real”, reafirmou o prefeito.

No final do passeio, Reinaldo se mostrou muito satisfeito em navegar pelo rio Jundiaí, afirmando aos jornalistas que o passeio o inspirou a redobrar esforços pela despoluição do Rio Jundiaí, e a desenvolver um projeto turístico para sua navegação. Da mesma opinião foram o superintendente do Saae e o gerente da Cetesb, que destacaram o volume de água do rio, a força da mata ciliar, e a presença de muitos pássaros.

Foto: Rose Parra
Texto: Simone Santos - ACS/CMI