Parlamento Metropolitano da RMC discute criação da Frencoop

11158.jpgRepresentando a Câmara Municipal de Indaiatuba, o vereador Hélio Ribeiro participou na última sexta-feira, dia 18, de uma reunião do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada na Câmara Municipal de Holambra. Entre os assuntos pautados para o encontro estava a criação da Frencoop Metropolitana (Frente Parlamentar do Cooperativismo), para discutir os assuntos relacionados a cooperativas nas cidades da RMC.

Para explanar sobre o assunto foi convidado o Gerente Executivo de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Julio Gushiken, que apontou a organização em cooperativas como uma alternativa importante para o desenvolvimento econômico e social, ajudando não só a população, mas ao crescimento da cidade. Na reunião os vereadores que compõem o Parlamento definiram que a Frencoop Metropolitana será oficialmente instituída na próxima reunião, que acontecerá dia 22 de junho na Câmara Municipal de Jaguariúna.

Outro assunto discutido em Holambra foi sobre o papel a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com participação do Diretor de Eventos da Uvesp, Luis Mario, o Marinho. Ele explicou os mecanismos que a entidade dispõe aos vereadores filiados, e a importância sobre as Câmaras Municipais se unirem por regiões para reivindicarem em conjunto melhorias. Os vereadores presentes também concordaram firmar convênio com a Ocesp e a Uvesp para fortalecer ainda mais seus trabalhos.

O Parlamento Metropolitano é um órgão de manifestação das Câmaras da região sobre assuntos regionais, criado em abril de 2005. Nas reuniões, discussões a respeito dos problemas comuns nos municípios são levantadas para que se possam buscar soluções conjuntas.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI