Indaiatuba vai ganhar projeto “Praça Digital”

ImagensA Praça Rui Barbosa, localizada no Centro de Indaiatuba, pode se tornar um marco na história digital de Indaiatuba. Uma indicação do vereador Maurício Baroni, que seguiu para a Câmara na segunda-feira (7/05), propõe que o espaço seja a primeira ‘Praça Digital’ de Indaiatuba, com conexão sem fio liberada e abertura dos sinais de internet para qualquer pessoa que frequentar o local. O serviço seria também o 1º da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a funcionar em praças públicas.

“O projeto é extenso; queremos que a Praça Rui Barbosa seja a primeira de muitas outras a oferecer o serviço”, anuncia Baroni. Segundo o vereador, a medida dá acesso à internet as pessoas que hoje precisam pagar pela conexão.

“Não é só uma medida que visa o lazer; uma pessoa que faz um curso à distância, uma faculdade online ou precisa desenvolver o que já aprende nos cursos de informática oferecidos pela Prefeitura de Indaiatuba, por exemplo, também serão beneficiadas”, conta.

Benefícios
Entre os demais benefícios da instalação de redes Wi-Fi em diversos pontos fixos do Município, o vereador cita a modernização da gestão pública; uso de tecnologias de apoio por meio da internet; disponibilização de novos serviços para a população, inclusão digital e inclusão social.

“O objetivo é facilitar a vida do cidadão, promovendo ações em parceria com o governo eletrônico; além de incentivar o acesso à educação à distância para que a população possa usar os meios tecnológicos como apoio a aprendizagem”.

Estímulo Econômico
Para Maurício Baroni, a internet hoje melhora a qualidade de vida das comunidades quando estimula as pessoas a se qualificarem. Fazendo um curso à distância, você melhora seu currículo; com isso tem mais oportunidades de emprego e com mais pessoas qualificadas um Município ganha mais estímulo para crescer economicamente falando.

A primeira empresa a se mostrar interessada no projeto é a Apoiocom Digital Telecomunicações, que irá fornecer a rede Wi-Fi. Outra empresa-parceira do projeto é a CompanysatVivo, que vai oferecer o carta-raspadinha, que dá ao usuário a senha de acesso para utilizar o sistema.

Segundo o vereador, a praça Rui Barbosa – que abriga a Feira de Artesanatos de Indaiatuba – vai funcionar como uma espécie de projeto-piloto, onde todas as ideias serão testadas para depois serem replicadas.

“O projeto-piloto será na Praça Rui Barbosa, mas a Apoiocom e a CompanysatVivo já disponibilizaram seus serviços para lançarmos outros nove pontos para a implantação do projeto”. A Rodoviária de Indaiatuba será a segunda praça a receber o projeto. Depois, o município será mapeado e as praças permitirão a conexão de Indaiatuba com o mundo”, comemora.

Como Vai Funcionar
A base do projeto na Praça Rui Barbosa vai funcionar na Casa do Artesão. O local recebe todos os sábados uma Feira de Artesanato que reúne cerca de 50 artesãos. O cidadão recebe um cartão disponibilizado na Casa do Artesão. O cartão tem uma área que deve ser raspada, e que possui um código. Com esse código, ele acessa a internet do dispositivo que levar para a praça, que dá direito a 8h de utilização de internet sem fio, gratuitamente. Essas 8h podem ser fracionadas e utilizadas a qualquer momento.

Francisco Carlos F. dos Santos, o Chicão, coordenador da Feira das Artes que acontece na Praça Rui Barbosa, comemora a iniciativa. “Esperamos que movimente o espaço, leve mais pessoas para a praça, atraia artistas e conecte os cidadãos”, afirma.

A Feira das Artes é formada por artesãos da Fiarte, presidida por Chicão, e Feirarti, entidade a cargo de Ângela Aparecida Loureiro.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Da assessoria do vereador