Site da Câmara tem novo sistema de busca de Leis

Está disponível, desde a segunda-feira, dia 18 de maio, o novo sistema de pesquisa de Leis da Câmara Municipal de Indaiatuba, encontrado no site da Casa Legislativa no endereço eletrônico www.camaraindaiatuba.sp.gov.br.

Pelo novo método, a pesquisa pode ser feita de forma simples no topo da página digital ou por busca avançada, que permite realizar dois tipos de pesquisa: pelo número da Lei ou mesmo de forma detalhada, combinando dados como assunto, autor e período.

No total, estão disponíveis 4.183 Leis, que datam desde a década de 1970, e que podem ser visualizadas na tela do computador e que são, inclusive, disponibilizadas para download em formato PDF.

De acordo com José Fábio Rosa, responsável pelo Departamento de Informática da Câmara, a pesquisa, de uma forma simplificada já existia, mas a principal característica da atualização é a consolidação das Leis, com todos os seus relacionamentos, que apontam alterações, revogações, regulamentações e quais Leis foram responsáveis por tais mudanças de status. “Além disso, um novo modelo de mapa pode ser visualizado, demonstrando de forma simples todos os relacionamentos a partir de uma determinada Lei”, afirma.

Outra característica interessante do novo sistema diz respeito à pesquisa de Leis conforme seus autores. “Realizando uma pesquisa avançada e preenchendo o nome completo ou mesmo parte do nome do vereador, é possível buscar todas as Leis de autoria do mesmo em ordem cronológica”, diz. E complementa: “A mesma característica é apresentada em consultas utilizando um período de tempo e um assunto específico”.

Histórico
Há alguns anos, a Câmara Municipal de Indaiatuba vem juntando esforços para realizar o trabalho de digitalização das Leis do município. Com o apoio de empresas contratadas em anos anteriores, o conteúdo das Leis foi digitalizado e cadastrado em um banco de dados. A partir de 2007, o cadastro e atualização passaram a ser realizados diretamente pela Secretaria da Câmara, sob a coordenação de Inácia Maria Macella e apoio de José Leandro Aparecido dos Santos, mas ainda fazendo uso de um sistema de dados de uma empresa terceirizada.

Em uma iniciativa do Departamento de Informática em conjunto com a Secretaria e com o apoio do Presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Carlos Chiaparine, no início deste ano, um novo sistema de busca começou a ser desenvolvido, apresentando mais ferramentas de pesquisa e, o mais importante, utilizando recursos próprios da Câmara para o desenvolvimento e manutenção dessa base de dados e imagens.

Site da Câmara
Nos cinco primeiros meses de 2009, houve cerca de 21.500 visitas, sendo que, ao todo, existiram mais de 600 mil entradas nas diferentes páginas do site. Em média, todos os dias são realizadas 150 entradas na página principal, que gera uma navegação de cerca de 4.500 acessos internos. A duração da navegação do site da Câmara tem uma média de 17 minutos.

Foto:
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger