Descarte de medicamentos vencidos é tema de projeto de lei

ImagensO Vereador Celso Moreira Rocha Filho – Celsinho Rocha-PDT e o Vereador Luiz Carlos Chiaparine estão juntos à frente do Projeto de Lei n° 58/2009, que institui o serviço obrigatório de descarte de medicamentos vencidos nos postos de atendimento de saúde do município e a implantação de política de informação sobre os riscos causados por tais produtos.

De acordo com estudos realizados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicos, os medicamentos, ocupam a primeira posição entre os três principais agentes causadores de intoxicações. Esse tipo de problema é causado, na maioria das vezes, pelo fato das pessoas não saberem o que fazer com cartelas, caixas ou frascos de medicamentos com sobras ou vencidos, utilizando, assim, o lixo doméstico para fazer o descarte do mesmo. Porém, não imaginam o risco que está sendo causado à saúde pública, ao meio ambiente e às pessoas que trabalham nos lixões devido às características químicas. Não podendo deixa de lembrar que os materiais como o plástico e o vidro levam muitos ambos para se decomporem na natureza sendo o plástico por media de 100 anos e o vidro 4.000 anos.

Assim, é de fundamental importância a realização de campanhas de cunho informativo sobre a gravidade de armazenamento domiciliar, devido à ingestão indevida e principalmente ao descarte correto, evitando males ao meio ambiente e à saúde da população.

Foto:
Texto: Da assessoria do vereador