Vereador faz três indicações para melhorar trânsito de bicicletas no Município

13052.jpgTrês indicações do vereador e líder de Governo Maurício Baroni (PMDB), protocoladas esta semana na Câmara de Indaiatuba chamam a atenção para a necessidade de melhorar e organizar o trânsito de bicicletas em Indaiatuba.

Na primeira, o vereador fala sobre CicloVia, um espaço separado fisicamente para o tráfego de bicicletas. Segundo ele, este é o modo mais seguro para os usuários, porque há um isolamento impedindo o contato com os demais veículos. “Na minha indicação, solicito que aumente o trajeto da ciclovia já existente no Parque Ecológico”, afirma.

Outra indicação diz respeito à CicloFaixa. “Esse tipo de separação não é físico; é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”. É indicada para locais onde o trânsito é calmo.

“Ela tem um custo mais em conta que a ciclovia, pois usa a própria estrutura de via; solicitei que seja criado a CicloFaixa na área central, onde é proibido estacionar, como a Rua Pedro de Toledo, por exemplo”. Já a CicloRota é uma das mais novas opções para os ciclistas. Ela consiste num caminho que pode ou não ser sinalizado e que represente uma determinada rota, de melhor acesso ao destino, onde o ciclista deseja ir. Não é nem uma faixa pintada no chão, nem um trecho da via separado para tal.

Para Maurício Baroni, todos esses são meios para garantir maior segurança e comodidade aos ciclistas do Município.

“Solicitei que seja criado a CicloRota, interligando Eco Pontos e estimulando o uso das Eco Bikes; também futuramente, que ela possa se estender para um acesso mais seguro até o Distrito Industrial”, explica.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI