Narguilé fica proibido para menores de 18 anos em Indaiatuba

O cachimbo narguilé está proibido em Indaiatuba. A comercialização e a utilização do produto ficam proibidas para menores de 18 anos conforme Lei do vereador Mauricio Baroni Bernardinetti (PMDB), votada e aprovada por todos os vereadores, durante sessão ordinária da Câmara, ocorrida segunda-feira (18).

Segundo a justificativa do autor do projeto, os aromas e o sabor disfarçam o efeito nocivo do narguilé, que virou um modismo entre os jovens. “Mas um fumante de narguilé chega a engolir até 50 litros de fumaça, o que corresponde a quantidade inalada em 100 cigarros ou cinco maços, segundo o Instituto Nacional do Câncer”, afirma.

Além de ter 4,7 mil substâncias tóxicas -- também presentes nos cigarros comuns -- o fumo do narguilé possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Além disso, por se tratar de fumo compartilhado, há riscos de se contrair de herpes à hepatite; entre outras doenças.

PROJETOS

A sessão de câmara ocorrida segunda-feira, ainda votou outros três projetos: o veto parcial ao art. 5º, ao art.10, seus incisos e respectivos parágrafos; e ao art. 11, do Projeto de Lei nº 120/12, de iniciativa do Vereador Maurício Baroni Bernardinetti (PMDB), aprovado por unanimidade; o Projeto de Lei nº 0021/2013 do Executivo Municipal que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, também aprovado por unanimidade; e o projeto mais debatido na noite de segunda-feira, que autoriza o Poder Executivo firmar convênio com a concessionária Rodovias do Tietê S/A,visandoa conservação e manutenção de parte de estrada vicinal pertencente ao município, este último aprovado com três votos contrários dos vereadores Bruno Arevalo Ganem (PV), Carlos Alberto Rezende Lopes (PT) e Derci Jorge Lima (PT).

A próxima sessão de câmara ocorre segunda-feira dia 25, às 18h, no Plenário da Câmara, localizado à Rua Humaitá, 1167.



Foto: Rose Parra
Texto: Simone Santos - ACS/CMI