Comissão de Segurança faz reunião com diretor do Deinter 2

Os vereadores Túlio José Tomass do Couto e Bruno Arevalo Ganem, respectivamente presidente e secretário da Comissão de Representação de Segurança Pública da Câmara Municipal de Indaiatuba, realizaram na quinta-feira, dia 10 de dezembro, uma reunião com diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter 2), dr. Paulo Bicudo. Esta foi a última reunião realizada pela Comissão em 2009, que deve apresentar o relatório completo de suas atividades e conclusões no início de 2010.

Bicudo admitiu que os índices de violência, principalmente homicídios e roubos aumentaram em Indaiatuba, além de assumir que o índice de policiais por habitantes “é um dos menores da região”. O diretor do Deinter explica que essa situação precisa ser consertada ao longo do tempo. “Há um concurso público em andamento para contratar escrivães e investigadores. 60 virão para a região de Campinas e, consequentemente, Indaiatuba será beneficiada”, afirma.

Além do aumento da violência na cidade, os vereadores também discutiram com o diretor do Deinter 2 a construção da ‘Super Delegacia’, questões ligadas ao policiamento realizado pela Guarda Municipal e sua importância perante a sociedade indaiatubana. “Agora vamos juntar todas as informações obtidas para poder elaborar o relatório para avaliar como a questão é tratada na prática, apontar o que precisa ser melhorado para que a falta de segurança que vivemos atualmente seja amenizada”, diz Túlio.

Também fazem parte da Comissão os vereadores Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, Fábio Marmo Conte e Helton Antonio Ribeiro, que não puderam participar do encontro com o diretor do Deinter 2 por já terem outros compromissos agendados.

A Comissão de Representação de Segurança Pública já promoveu reuniões com o repórter policial Rubinho Queiroz, com diretores de Escolas Estaduais, com o delegado titular Carlos Donizetti de Faria Souza, com o secretário municipal de Defesa e Cidadania Alexandre Guedes Pinto e com o diretor do departamento de Fiscalização José Carlos de Melo.

Também já foram feitas reuniões com: o ex-presidente da Associação de Segurança de Indaiatuba (Assin) Iolando Bernardinetti; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai), Jair Sigrist; o sargento da Polícia Militar Ricardo Machado dos Santos; o inspetor da Guarda Municipal Adevaldo Rodrigues dos Santos; os promotores Daniela Merino Alhadef, Christiano José Poltronieri de Campos e Ricardo Rodrigues Salvato; o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Willian Sampaio de Oliveira; o delegado do 1º DP, Antonio Góes Filho; o Coronel Albuquerque do Comando de Polícia do Interior 2; representantes da Comunidade Santo Antônio, localizada no Jardim Morada do Sol; o secretário municipal de Esportes Maurício Baroni e representantes das secretarias de Esportes e Educação; o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), José Luiz Brito; o presidente do Sindicato Rural, Wilson Tomasetto; o comandante da Companhia de Polícia Militar de Indaiatuba, o capitão Marcos Lázaro Abadio Florêncio; diretores das faculdades Max Plank, ULBRA e Anhanguera. No total foram 16 reuniões desde o dia 1º de maio.

DEINTER

O Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter 2), de Campinas, é órgão de execução da Delegacia Geral de Polícia e tem sua área de atuação nos municípios da região de Campinas. Sua finalidade é promover a execução em sua área territorial, das atividades de polícia judiciária, administrativa e preventiva especializada. Para planejar, orientar e fiscalizar essas atividades, conta com o apoio de Delegacias Regionais e seis Delegacias Seccionais de Polícia, uma no próprio município de Campinas e ainda, Americana , Bragança Paulista , Casa Branca , Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Rio Claro e São João da Boa Vista.

Todas as Delegacias Seccionais e algumas Delegacias de Polícia de municípios possuem Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher, como em Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Santa Bárbara D'Oeste, Sumaré, Serra Negra, São José do Rio Pardo, Itatiba, Várzea Paulista , Araras, Leme, Pirassununga, Itapira, Mogi-Mirim, Capivari, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal e Várzea Grande Do Sul.

A Delegacia de Polícia de Investigações sobre Extorsão Mediante Sequestro (Deas) atende toda a região da Sede do Departamento constituída de 90 municípios.

A Delegacia Seccional de Campinas conta ainda com a Delegacia da Infância e Juventude (DIJU) e Delegacia de Arquivos e Registros Criminais (Darc). Todas as Delegacias Seccionais possuem Centro de Inteligência Policial, Delegacias de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) e Delegacia de Investigações Gerais (Dig). As Delegacias de Polícia do Interior também têm atribuições relativas à expedição de documentos, tais como Atestado de Antecedentes, Carteira de Identidade e o controle e execução dos serviços relacionados ao trânsito, através das Ciretrans, que são unidades administrativas de trânsito vinculadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas dirigidas por Delegados de Polícia subordinados ao Deinter 2.

Foto:
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva