Dia da Comunidade Japonesa será celebrado domingo na Câmara

Imagens Através da Lei municipal nº 5.748, do vereador Fábio Marmo Conte, foi instituído o terceiro domingo do mês de junho o Dia da Comunidade Japonesa, que passou também a fazer parte do calendário oficial da cidade. Segundo o vereador, a iniciativa de criar o Dia da Comunidade Japonesa no âmbito municipal remete à chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, há 103 anos, nesta época do ano. “Assim podemos perpetuar em nossa história o marco de um povo que aqui criou e fincou suas raízes, contribuindo de forma decisiva, com seus valores e costumes, na criação de uma sociedade multicultural mais justa e solidária”, explica.

Para comemorar a data, a Prefeitura de Indaiatuba, em parceria com a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), realizam neste domingo, dia 19, às 16h, na Câmara Municipal, um evento que tem em sua programação apresentações de dança, canto e tambores japoneses. Também ocorrerá uma homenagem à senhora Toyo Yokochi, a japonesa mais idosa de Indaiatuba.

A primeira apresentação será do grupo de Taiko, de Indaiatuba, seguido pelo grupo de dança Tottoti Kassa Odori, de São Paulo. O grupo infantil de dança da Acenbi apresentará duas coreografias: Ame Furi (brincando na chuva) e Háru Yokoi (bem-vinda Primavera). Na sequência acontecem apresentações de karaokê com Sunao Fuzita, Mayumi Takase e Shinichi Nomura. A próxima apresentação será do Grupo das Senhoras de Dança da Acenbi, com o tema Kiyoshi Soran Bushi (comemorando e agradecendo a boa pescaria), e do Grupo das Jovens de Dança da Acenbi com o tema Sakurá Ondo (celebrando a chegada da época das cerejeiras). A última apresentação das festividades fica por conta do Grupo de Tambores de Atibaia, Kawasuji Seiryu Daikô.

Serviço:
Dia da Comunidade Japonesa