Vereador pede criação de Casa de Acolhimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

Segundo Gervásio Aparecido da Silva menos de 50% delas denuncia a violência por não ter para onde ir
13068.jpgUma Casa de Acolhimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. Essa é a indicação do vereador Gervásio Aparecido da Silva, realizada durante Sessão de Câmara, ocorrida na última segunda-feira (13). Segundo pesquisas, menos de 50% das mulheres que sofrem violência no Brasil denunciam o fato às autoridades competentes. “Isso porque, após a denúncia elas não têm para onde voltar, precisam voltar para suas próprias casas, reencontrando seus agressores e correndo risco até de morte; daí a importância do abrigo”, aponta o vereador.

Ainda segundo Gervásio, a falta de ter para onde ir deixam as vítimas de violência doméstica acuadas. “Na maioria das vezes, essas mulheres não têm ninguém a quem recorrer, sequer um familiar a quem pedir ajuda e por isso sofrem caladas”.

Para o vereador, a Creche do Idoso existente no Município acolhe pessoas da Terceira Idade que passam por algum tipo de violência, as crianças têm apoio do Conselho Tutelar. “Mas as mulheres não têm a quem recorrer e nem para onde ir”, constata.

Mercado de Trabalho

Pela indicação, as mulheres seriam acolhidas num local específico, por tempo determinado e passariam por cursos de profissionalização rápidos, que possam recoloca-los no mercado de trabalho. “Elas ficariam no abrigo por um curto espaço de tempo; mas passariam por cursos de capacitação capazes de encaminhá-las ao mercado de trabalho, como cursos de manicure, cabeleireiro ou camareira; ou seja, tempo suficiente para que possam reiniciar suas vidas com apoio do Município e serem felizes novamente”. O vereador ainda sugere uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada para que o abrigo possa se tornar uma realidade em Indaiatuba.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI