Projeto que revisa o Plano Diretor é aprovado em primeira votação

ImagensTrês projetos de Lei e dois projetos de Lei Complementar entraram para primeira votação na 28ª Sessão Ordinária, realizada na noite de 13 de outubro no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba. Todos foram aprovados por unanimidade, e devem voltar para segunda votação na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro.

O primeiro a ser votado foi o projeto de Lei nº 101/2010 do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o ‘Linho’, que obriga o poder executivo a comunicar a Câmara Municipal o recebimento de solicitação de aprovação de loteamentos no município de Indaiatuba. Conforme o PL, esse comunicado deve ser feito imediatamente à aprovação do projeto de loteamento, enviando-se cópia do termo de aprovação e memorial descritivo simplificado, onde conste a medida da área total, o número de lotes e a localização das áreas de uso comum do povo e de sistema de lazer.

O PL 102/2010, também do vereador ‘Linho’, dispõe sobre placa indicativa de obra pública realizada com verbas municipais ou de convênio ente o Município e outros entes públicos. A placa deverá ter, no máximo, seis metros de largura e dois metros de altura. O projeto também determina que as placas devem conter a denominação da obra, o logotipo dos entes públicos que a custeiam, a indicação do valor total do seu custo, discriminando a contrapartida de cada ente público nela envolvidos.

O projeto de Lei nº 130/2010, do Executivo Municipal, dispõe sobre a afetação de bem público municipal. A proposta tem por objetivo proceder a afetação como área institucional de 4.071,63 metros quadrados, correspondente a parte da Praça 02, e 5.792,75 metros quadrados, que faz parte do sistema de lazer, localizada no Parque das Nações, totalizando a área de 9.864,38 metros quadrados, que se destinará à construção de unidade escolar.

O projeto de Lei Complementar nº 02/2010, do Executivo Municipal, dispõe sobre a revisão e consolidação da Lei nº 4.067 de 24/09/2001, que dispõe sobre a instituição do Plano Diretor do Município de Indaiatuba (PDI) e dá outras providências. O Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, para ordenar o desenvolvimento físico da cidade e de suas funções sociais, econômicas e administrativas, assim como garantir o bem estar de seus habitantes e a preservação do meio ambiente.

O Executivo Municipal também apresentou o projeto de Lei Complementar nº 03/2010, que dispõe sobre a revisão e consolidação da Lei nº 4.066 de 24/09/2001, que dispõe sobre o ordenamento do uso e da ocupação do solo do Município de Indaiatuba e dá outras providências. O PLC tem por objetivo a atualização da lei de uso e ocupação de solo, que regulamenta as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor do Município de Indaiatuba.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI