Hélio Ribeiro participa de Fórum realizado pelo CMDCA

ImagensO vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Alves Ribeiro, participou da realização do II Fórum de Prevenção e Combate a Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes de Indaiatuba, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

Hélio é o autor de uma indicação, feita em 16 de abril de 2010, onde propôs a criação do 1º Fórum de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Criança e Adolescente, com o objetivo de promover atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual.

O vereador também é autor de duas Leis que visam combater a violência contra a criança e adolescente. Trata-se da Lei nº 5.612, de 30 de junho de 2009, que Institui a semana de Combate à Pedofilia no Município de Indaiatuba e dá outras providências. A outra Lei é a nº 5.756 de 10 de maio de 2010, que determina às empresas cinematográficas sediadas m Indaiatuba para que seja inserido na vinheta inicial, informações sobre o combate à pedofilia e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

O II Fórum foi realizado no dia 7 de julho no plenário da Câmara Municipal e atraiu cerca de 180 pessoas, entre representantes de conselhos tutelares, educadores, professores, pais e assistentes sociais de diversas cidades da região.

Também participaram do evento o vice-prefeito, dr. Antônio Carlos Pinheiro, a secretária de assistência social, Vera Lúcia Lorenzetti Canali, a secretária de educação, Rita de Cássia Trasferetti, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Enides Nogueira Lopes Cruz. A presidente do CMDCA, Noêmia Giatti Roncato afirmou que a intenção da entidade ao promover o evento é ensinar professores, educadores e profissionais de entidades a lidar com a violência contra criança que permeia nossa sociedade. “Nossas crianças precisam ter seus direitos assegurados e é dever de todos nós lutar para que isso aconteça”, disse.

O primeiro palestrante foi o médico ginecologista Dr. Carlos Bezerra Júnior, que apresentou o tema “sete passos para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil”.

Já a psicóloga e professora de Psicologia Forense da Puc-Campinas, Dra. Maria de Fátima Franco dos Santos, abordou em sua palestra os outros tipos de violência cometidos contra crianças e adolescentes: a violência física, psicológica e a negligência.

Texto: Da assessoria do vereador