Vista-se de amor!

12 de junho, o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita será comemorado pela 3ª vez em Indaiatuba
13090.jpgO vereador, ginecologista e obstetra Túlio José Tomass do Couto, é autor da Lei Municipal, sancionada pelo prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), desde 16 de agosto de 2011. Na Sessão de segunda-feira (10), nossos vereadores usaram o Laço-símbolo da cardiopatia para lembrar o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita.

Na próxima quarta-feira, 12, a Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações (AACC Pequenos Corações) chama a atenção, pelo 3º ano consecutivo em Indaiatuba, para o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. “Enamorados” pela vida, pais, amigos, parentes e voluntários à causa da AACC vestirão roupas vermelhas e o laço-símbolo durante toda a semana, convidando à comunidade: no dia 12 de junho, vista-se de amor!

Ação

Em Indaiatuba, a ação acontece no sábado (15), no Parque Temático das 14h às 18h. Dentro da programação haverá as participações da Galinha Pintadinha e o Galo Carijó, Koringa, ONG Bolha de Sabão com seu coral infantil, ONG Gabriel com a campanha de prevenção contra má formação congênita onde o tema é “Ácido Fólico, você conhece? Pergunte para seu médico!” e a Drogasil fará medição de pressão arterial e glicemia. Teremos show de mágica, pipoca e algodão doce, pintura em rosto e escultura em balão.

No local serão distribuídos panfletos explicativo sobre Cardiopatia Congênita e Teste do Coraçãozinho e as crianças receberão bexigas em formato de coração, tudo gratuito. Para finalizar o evento, por volta das 17h30, balões serem soltos em formato de coração em homenagem aos cardiopatas da cidade de Indaiatuba e de todo o país.

Laço-símbolo da cardiopatia

Criado em abril de 2011, o design do laço brasileiro que simboliza a cardiopatia congênita é resultado de esforços conjuntos da AACC Pequenos Corações com médicos, familiares, amigos e instituições que apoiam a causa.

Assim como o símbolo adotado nos EUA, suas cores lembram o fluxo sanguíneo no coração, ou seja, o vermelho representando o sangue arterial e o azul, o sangue venoso. O encontro dos dois laços formam um coração maior, e o pingente do centro representa os “pequenos corações”, e ambos unidos pela causa. Remete-nos também ao amor dos pais das crianças (o coração maior) que cuida e ampara o coração menor, do filho, que necessita de cuidados especiais. A AACC criou o laço em duas versões: digital e também o boton, confeccionado artesanalmente. Nas redes sociais, milhares de pessoas já compartilham o símbolo.

Redes Sociais

A campanha ganhou força nas redes sociais, em que crianças e adultos cardiopatas “vestiram a camisa” e com placas e frases de incentivo à data, causaram uma ação viral. Logo em seguida dos primeiros posts da AACC, várias pessoas de diferentes regiões do país publicaram suas próprias fotos, personalizadas, e a campanha ganhou a adesão de famílias e até dos animais de estimação! Confiram: Vista-se de amor

O que é a Doença?

“Alguns municípios fecham os olhos para isso; felizmente o nosso tornou o teste uma rotina”, conta Túlio. Essa é a luta da Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações. A Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração, que surge nas primeiras 8 semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e muitas vezes só é descoberta no nascimento ou anos mais tarde.

Os bebês com Cardiopatia Congênita, em geral, apresentam as pontas dos dedos ou os lábios roxos, transpiram muito e se cansam durante as mamadas, respiram em ritmo acelerado enquanto descansam, dormem excessivamente, têm pouco apetite associado a baixo ganho de peso e ficam irritadas sem que nada as console.

Nada disso, isoladamente ou mesmo em conjunto, pode afirmar que o bebê sofre de Cardiopatia Congênita. Daí a importância do ‘Teste do Coraçãozinho’ (Oximetria de Pulso), exame que deveria ser feito ainda no período em que o bebê está na maternidade, simples, indolor e não invasivo.

“Se os níveis de oxigênio forem inferiores a 95%, isso pode indicar a possibilidade de haver algum defeito no coração; neste caso, o bebê deverá passar por outras avaliações e exames para completar o diagnóstico

Mais informações:
www.pequenoscoracores.com