Presidente da Câmara pede campanha de educação no trânsito

Uma indicação do presidente da Câmara e vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira (PMDB), solicita providências junto ao Departamento de Trânsito no sentido de promover ampla campanha de educação no trânsito.

A campanha deve levar em conta as Leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Problemas

Para Cebolinha, os condutores avançam o sinal vermelho, invadem a faixa de travessia, ignoram a sinalização, não usam setas, não fazem revisão do veículos; entre outras imprudências. Já os pedestres atravessam fora das faixas, andam pelo meio fio no lugar de utilizar calçadas e atravessam rodovias sem utilizar as passarelas destinadas para este fim.

Ciclistas, motociclistas e até skatistas, entre outros, trafegam pela contramão de direção, desrespeitam semáforos e não fazem uso dos equipamentos de segurança.

Estes, garante o vereador Cebolinha, são apenas alguns exemplos de desrespeito às leis de trânsito. “É claro que nem todo mundo age desta maneira, e que não são só estas infrações que vemos no dia a dia; mas o fato é que todo esse conjunto de infrações coloca em risco a integridade física de todos nós”, afirma.

Soluções

Segundo Cebolinha, muitas das imprudências podem ser evitadas através de uma educação no trânsito, que se inicia com uma ampla campanha de esclarecimento sobre as regras de trânsito para pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas. “Uma grande campanha que tenha como função educar e promover, ainda que a médio prazo, a diminuição de acidentes – muitos deles, fatais -- no Município”, diz.

Na Câmara de Indaiatuba há uma Comissão formada para debater o assunto. A Comissão de Segurança e Trânsito é presidida pelo vereador Hélio Alves Ribeiro; vice presidida por Bruno Arevalo Ganem e tem como relator o vereador Antonio Sposito Junior (Toco).

A Comissão realiza uma reunião sábado (13), no Plenário José Soliani (Plenarinho), na Câmara. O objetivo é debater o assunto e, com a ajuda e participação da população, apontar soluções para o trânsito de Indaiatuba. A reunião é aberta ao público.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI