Reunião do Parlamento da Saúde - RMC

ImagensO vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba Hélio Ribeiro (PSB) participou no último dia (10) na Câmara de Campinas, das discussões sobre o projeto de lei que estabelece os Indicadores de Qualidade do Atendimento à Saúde na Região Metropolitana de Campinas (RMC), conduzida pelo presidente do Parlamento da Saúde da RMC, o vereador Dário Saadi (DEM).

O projeto será apresentado para as câmaras de vereadores das 19 cidades da RMC. A expectativa é de que ele seja analisado pelo Legislativo de cada município até o final deste ano e, reformulado com as devidas adaptações que variam de acordo com o perfil da saúde de cada cidade.

A proposta é de que esse Indicador de Qualidade da Saúde comece a ser aplicado no início do próximo ano. O indicador vai apontar o nível da qualidade dos serviços que estão sendo prestados na área da saúde.

A intenção inicial do projeto é dividir os trabalhos em grupos: onde primeiro irá mapear a receita aplicada pelos municípios na área. O segundo grupo levantará estatísticas referentes a mortalidade infantil, natalidade, expectativa de vida, entre outros. Numa terceira etapa, o índice irá avaliar quais são as ações preventivas, a atenção básica fornecida pelo município e a cobertura vacinal. Por último, será feita uma análise dos atendimentos, déficit de funcionários, entre outros.

Essa será a primeira radiografia da saúde na RMC e para que o índice entre em funcionamento, 75% da sua aferição tem que estar validada. De acordo com o projeto esses índices terão que ser atualizados a cada dois anos.

Texto: Da assessoria do vereador