Oito projetos de Lei são aprovados na 12ª Sessão Ordinária do ano

ImagensA Ordem do Dia da 12ª Sessão Ordinária realizada em 2011 contou com oito projetos de Lei (PL) para votação. O primeiro foi o PL nº 46/2011, do Vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, que denomina Rua Arnaldo Fernandes Siqueira, a rua 8 do loteamento denominado “Jardim dos Colibris”. O homenageado nasceu em Pederneiras em 1939, vindo morar em Indaiatuba no ano de 1959, até a data de seu falecimento. Foi funcionário da Singer, do aeroporto de Viracopos e em 1962 optou por exercer a profissão de relojoeiro no comércio de seus pais, na rua Candelária. Casou-se com Aurora Mazetto Siqueira, com quem teve cinco filhos: Tânia, Adriana, Luciana, Patrícia e Arnaldo. O projeto foi aprovado em votação única e segue para sanção do prefeito Reinaldo Nogueira.

Em segunda votação foi aprovado o projeto de Lei nº 134/2010, também do Vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, que dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos de telefonia celular e congêneres dentro das agências bancárias e das instituições assemelhadas. Segundo o autor do projeto, a proposta é aumentar a segurança dos usuários das instituições bancárias, de forma a barrar a ação dos bandidos que utilizam celulares para avisar comparsas do lado de fora sobre pessoas que sacaram grandes quantias de dinheiro, dente outras ações. Conforme o projeto, os usuários não terão que deixar ou manter em locais específicos seus aparelhos, bastando guardar o celular desligado ou no modo silencioso.

Também em segunda votação, foi aprovado o projeto de Lei nº 44/2011 do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente da Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, destinados a cobrir despesas de manutenção das referidas secretarias.

Os projetos aprovados em segunda votação foram encaminhados para sanção do Executivo Municipal. Em primeira votação, foi aprovado o projeto de Lei nº 131/2010, de autoria do presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine. O PL dispõe sobre a criação e funcionamento do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Conforme o artigo 1º do projeto, o Conselho é um órgão consultivo e opinativo, de participação da sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação do serviço público de transporte individual ou coletivo de passageiros.

A composição do Comtu será regulamentada por ato do Poder Executivo com integrantes dos segmentos, assegurada a composição mínima de oito integrantes, sendo um indicado do Poder Executivo; um indicado do Poder Legislativo; um indicado das empresas concessionárias, permissionárias ou de prestação de serviços de transporte; um indicado pelos empregados das empresas de transporte; um indicado pelos usuários do transporte; um do órgão de gerenciamento de trânsito; um da Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba (Aimi) e um da Associação Comercial e Industrial de Indaiatuba (Aciai).

Dr. Chiaparine justifica que os principais benefícios trazidos pelo Conselho de Transportes dizem respeito diretamente à democratização da gestão municipal. “Ao incorporar a sociedade no processo de formulação e avaliação da política de transportes, contribui para um processo mais amplo, de fornecimento do direito dos cidadãos a participar diretamente da gestão dos serviços públicos”. O vereador Bruno Arevalo Ganem apresentou o projeto de Lei nº 38/2011, que proíbe o armazenamento de sacos de lixo em calçadas e logradouros públicos sem a devida base para sustentação e proteção, garantindo que o lixo não seja arrastado por águas pluviais. O projeto, aprovado em primeira votação, prevê que em caso de descumprimento da lei, o proprietário do imóvel será notificado e, se houver reincidência, será aplicada multa de seus UFESPs ao proprietário do imóvel. Ganem justifica que tal norma visa impedir o acúmulo de sacos de lixo em bueiros e outras formas de escoamento de água, causando diversos transtornos.

Em primeira votação foi aprovado o projeto de Lei nº 48/2011, do Executivo Municipal, que autoriza repasse de recursos financeiros, a título de subvenção social, até o limite de R$ 21.600, em favor da Casa da Criança Jesus de Nazaré. O recurso é destinado exclusivamente à aquisição de gêneros alimentícios, nos termos do plano de trabalho aprovado pela Secretaria Municipal de Educação.

Outro projeto do Executivo Municipal aprovado em primeira votação é do 49/2011, autorizando a autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente, de até o limite de R$ 16.645.000, em favor das secretarias municipais de Administração, de Educação, de Esportes, Defesa e Cidadania e Fundação Pró-Memória, destinados a cobrir as despesas de manutenção das referidas secretarias.

Também foi aprovado o projeto de Lei nº 50/2011, do Executivo Municipal, que dá nova redação e revoga dispositivo da Lei nº 2.690, de 18 de abril de 1.991, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A proposta atende solicitação do CMS, no sentido de adequar a legislação do Conselho ao disposto nas Leis e diretrizes federais.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI