Maurício Baroni pede veterinário para fiscalizar açougues e supermercados

13044.jpgO vereador Mauricio Baroni faz uma indicação para que a Prefeitura tenha em seu quadro de funcionários, médicos veterinários para realização de inspeção em açougues, casas atacadistas de carnes, supermercados e hipermercados. Indaiatuba não tem legislação que obrigue os estabelecimentos comerciais a contratarem um profissional especializado, lembrando que já é lei em muitas cidades; inclusive em São Paulo.

Atualmente, a fiscalização de açougues e supermercados é de responsabilidade da Vigilância Sanitária. A indicação é para criar uma lei onde estabelecimentos industriais ou que produzem linguiça tenham o Sisp (Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo) ou o SIF (Serviço de Inspeção Federal).

Uma reportagem num programa nacional, que foi ao ar domingo pela maior emissora do País, indica que 30% da carne brasileira é produzida sem fiscalização.

Segundo a veterinária higienista de alimentos Clemance Kandrasovas Ferrato Cecon Garcia que atua em açougues há 13 anos, revela que o consumidor não tem como saber se o estabelecimento fornece produtos devidamente certificados, a não ser que estes sejam embalados e identificados com os selos do SIM, Sisp ou SIF.

Para ela, a presença de um médico veterinário, com conhecimento técnico na área é a garantia de que o estabelecimento produz e comercializa alimentos seguros.

No caso, o veterinário ficará responsável pela vistoria do manuseio técnico das carnes vendidas nestes estabelecimentos, zelando pela qualidade, origem e validade do produto.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI