Parlamento discute o programa Minha Casa Minha Vida e contratação de OSs

ImagensO Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) se reuniu nesta segunda-feira, 2 de maio, na Câmara de Nova Odessa para discutir a contratação de OSs (Organizações Sociais) pelos municípios para prestarem serviços básicos à população. Para debater o assunto, foi convidado o médico sanitarista Dr. Pedro Tourinho de Siqueira, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde. O problema habitacional na região também foi abordado. Para discorrer sobre o tema foi convidado o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Jair Marques da Silva.

Convidado pelo vereador campineiro Ângelo Barreto, Dr. Siqueira explicou o que são as OSs e listou o que segundo ele são pontos problemáticos nesta modalidade de gestão. O vereador de Indaiatuba e tesoureiro do Parlamento Metropolitano, Hélio Ribeiro, lembrou que o assunto das OSs é realmente muito extenso, mas isso não significa que seja problemático em todos os municípios.

Hélio também compartilhou com os membros do Parlamento que a Câmara de Indaiatuba possui duas Comissões de Representação, uma para apurar problemas com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e outra da Empresa de Correios e Telégrafos, lembrando que os problemas são comuns nas demais cidades da RMC e que podem voltar à discussão também no Parlamento.

Já o superintendente da Caixa explanou sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Ele falou sobre as regras para fazer parte do programa e as maiores dificuldades que os municípios encontram. Segundo ele, as construtoras não se interessam por imóveis voltados ao público com renda até três salários mínimos e cabe ao poder público encontrar soluções para este problema.

O presidente do Parlamento, vereador Rogério Maluf, de Monte Mor, anunciou para junho a eleição para escolher o novo presidente do Parlamento. O presidente da Câmara de Nova Odessa, Adriano Lucas Alves, se lançou como candidato. A próxima reunião do Parlamento será no dia 31 de maio às 9h30 na Câmara de Paulínia.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI