Secretário interino de Defesa e Cidadania apresenta plano de segurança para vereadores

ImagensNa manhã de terça-feira, dia 1º, vereadores, assessores e secretários municipais conferiram a apresentação do projeto de Segurança para o período de 2009 a 2012, desenvolvido pela prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Defesa e Cidadania. A explanação foi feita pelo secretário interino de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

O presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine, e os vereadores Adalto Missias de Oliveira, Hélio Alves Ribeiro, Helton Antônio Ribeiro e Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira conferiram a palestra que aponta dados sobre as providências tomadas pelo poder público municipal para reduzir os índices de criminalidade a curto e médio prazo. Providências como aquisição de viaturas, armas, coletes a prova de balas, uniformes, assim como na área de tecnologia, como a criação do Centro de Operações e Inteligência (COI) foram explicadas por Guedes.

Após a palestra um micro-ônibus da prefeitura levou os participantes para conhecerem inloco os trabalhos no COI, localizado no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Conceição. No local são monitoradas as placas dos veículos que passam pelas entradas da cidade, assim como é possível através de câmeras Domes (que giram em 360º) flagrar em tempo real acidentes e infrações de trânsito, assaltos, furtos, tráfico de drogas, entre outras ocorrências. No mesmo local é possível conferir em um mapa, via satélite, a posição de todas as viaturas da GM, o que possibilita uma ação mais eficaz em casos que requerem patrulhamento da guarda.

Atualmente a cidade conta com 57 guardas patrimoniais e 273 guardas municipais, mas, através do projeto para melhorar a segurança em Indaiatuba, a Secretaria já promoveu o retorno para o patrulhamento de 16 guardas que estavam em atividades burocráticas, aconteceu a modificação na forma de fazer a troca de turnos, 20 novos guardas de patrimônio foram contratados e a parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar foi ampliada.

Outra novidade é a mudança do número de atendimento do 153 para o 199. O 153 apresenta custo para a população que liga, já o 199 será gratuito, pois é da Defesa Civil. Também entrará em operação o Infoseg, para que os guardas possam fazer pesquisas de placas de veículos e obtenham informações importantes para as atividades diárias.

Outras iniciativas previstas no projeto são a instalação de uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros próximo à sede da GM, no Jardim Morada do Sol, o retorno da Assin (Associação de Segurança de Indaiatuba), a construção da superdelegacia e a criação de dois novos pólos do Educando para a Vida. O plano também prevê a transformação da Companhia da Polícia Militar em Batalhão e a contratação de 20 novos guardas municipais para 2010, entre outros itens.

Alexandre adiantou também, que nas próximas semanas a General Motors vai doar duas Blazers para a Guarda e em janeiro de 2010 outras 60 armas novas serão adquiridas. Neste ano já foram investidos R$ 1,9 milhão em Segurança.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva