Vereador ‘Linho’ homenageia Paulo Antônio Lui com dois títulos

ImagensO indaiatubano Paulo Antônio Lui será agraciado na Sessão Solene que a Câmara Municipal de Indaiatuba irá realizar no dia 8 de dezembro, às 19h, com o Título Honorífico de Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio e com a Ordem Votura de Mérito Cultural. O autor dos dois decretos que prestam estas homenagens é o vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o ‘Linho’ (PT).

O título de cidadão benemérito é concedido às personalidades naturais de Indaiatuba que se destacam no desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo; que contribuíram para a fundação ou manutenção de instituições julgadas de utilidade pública e que prestam serviços gratuitos à população; e tenham contribuído para o progresso e desenvolvimento do município no setor das ciências, educação, artes, esporte, administração, indústria e comércio.

Já a Ordem Votura de Mérito Cultural é outorgada ao cidadão que tenha se destacado na cultura da comunidade de Indaiatuba.

Histórico

O homenageado nasceu em Indaiatuba em 30 de junho de 1940. É casado há 47 anos com Zuleika Sizotto Lui e tem três filhos: Paulo Celso, Luiz Gustavo e Guerino Lui Neto. Estudou no Grupo Escolar ”Randolfo Moreira Fernandes”, Ginásio Estadual “Dom José de Camargo Barros”, Escola Técnica de Comércio “Nossa Sra. Da Candelária” e Instituto de Educação “Regente Feijó” em Itu.

Trabalhou como escriturário na empresa Artefatos de Madeira Indaiatuba, de propriedade do Sr. Alfredo Villanova, em sociedade com seu pai, Guerino Lui. Na área cultural, participou com seu pai durante muito tempo em montagens teatrais na cidade, sempre em caráter beneficente. Sua trajetória em cinema começou em 14 de novembro de 1963 em Indaiatuba, administrando o Cine Alvorada, sala de rua com 1.100 lugares (onde hoje se localiza o Magazine Luíza, na Praça D. Pedro II), cujos proprietários eram seu pai Guerino, o Sr. Henrique Schulz e Sr. Christiano Magnusson, Permaneceu a frente do Alvorada até o seu fechamento, em 1° de Fevereiro de 1989. Simultaneamente administrava o Cine Rex (também sala de rua, onde hoje é o estacionamento do Bradesco, na Praça Prudente de Morais) de propriedade dos mesmos sócios, e cujo fechamento ocorreu em 1979.

Em 29 de Setembro de 1993 inaugura o Cine Topázio, no Shopping Jaraguá Indaiatuba, em associação com seus três filhos. A sala, única, contava então com 160 lugares.

A partir de 23 de Novembro de 2001 abre, no piso superior do próprio Shopping Jaraguá , quatro novas salas com a marca Topázio Cinemas, no moderno formato multiplex (várias plateias reunidas sob uma única estrutura de bilheteria, bomboniére e projeção), uma verdadeira revolução em cidades do interior na época. Em 2010, uma das salas do Jaraguá passou a contar com tecnologia digital de projeção em 3D, tecnologia esta incipiente no Brasil, sendo Indaiatuba uma das primeiras cidades do interior do país a possuí-la.

Em 19 de julho de 2011 abre cinco salas, também com a marca Topázio Cinemas, no recém-inaugurado Polo Shopping Indaiatuba, contando com arquitetura arrojada e diferencial tecnológico, duas salas 3D, iluminação em led em todo mall, além de menus e painéis informativos digitais. Ainda em Indaiatuba, foi proprietário do Cine Center (no Center Jeans) entre dezembro de 1998 e janeiro de 2003.

Realiza, em seus cinemas, intenso programa social: sessões beneficentes para entidades assistenciais, sessões gratuitas para instituições, escolas carentes e creches da cidade, entrada gratuita para idosos de segunda a quinta-feira, sessões em parceria com a Secretária da Cultura, Manhãs Nostálgicas (exibição de filmes clássicos antigos, precedidas por café da manhã e shows musicais), além de ampla contribuição filantrópica pessoal.

São tradicionais seus eventos anuais, como os realizados com os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com exibição de filme e fornecimento de lanche, e o Festival de Filmes Italianos em parceria com a Sociedade Ítalo-Brasileira , onde a entrada são alimentos, também doados para entidades.

Foi condecorado, através da Prefeitura Municipal, com a "Medalha João Tibiriçá Piratininga" pelos serviços prestados ao município. Recebeu o título de "Companheiro Paul Harris", da Fundação Rotary. Foi homenageado pelo "Projeto Cidadania", através da Escola Municipal "Profa Maria Benedita Guimarães". Pelos seus mais de 45 anos à frente dos cinemas da cidade, foi homenageado pelas EMEFS "Prof. Luiz Carlos Batista de Moura" e "Vicente Bernardinetti", no evento "A 7ª Arte na Terra dos Indaiás".

Foi vice-presidente e conselheiro do Clube 9 de Julho por 4 anos. Faz parte do Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. É membro do Conselho Fiscal do "Instituto Henrique da Silva Semente - IHESS" - Faculdade Aberta à 3ª Idade, com o qual realiza três eventos anuais, em seus cinemas. Colabora também com o C.P.P. - Centro do Professorado Paulista.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI