Presidente da Câmara e vereadores participam de inauguração de ETE

ImagensO presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e os vereadores Adalto Missias de Oliveira, Fábio Conte, Hélio Ribeiro, Dr. Helton Ribeiro e Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, participaram na manhã de terça-feira, dia 1º de junho, da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello.

Iniciada em 1999, na primeira administração do prefeito Reinaldo Nogueira, a ETE é a maior obra de saneamento da história de Indaiatuba. Teve um investimento de mais de R$ 40 milhões, sendo que a maior parte é de recurso próprio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Com uma vazão de 1 mil litros por segundo, tem capacidade para tratar todo o esgoto gerado no município, por mais de 20 anos, sem ampliações. O método biológico de tratamento é um dos mais avançados do mundo, que gera água de reuso e é um decisivo meio para contribuir para a despoluição do Rio Jundiaí.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito Reinaldo Nogueira, o deputado estadual Rogério Nogueira, o superintendente do Saae, Alexandre Peres, o promotor do meio ambiente Fernando Grosso, o gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Domenico Tremaroli, a filha do ex-prefeito Mário Araldo Candello, Adelaí Candello Gomes, e o padre Francisco Cabral de Vasconcellos, o Padre Xico.

O superintendente do Saae falou aos presentes na inauguração sobre o pioneirismo de Indaiatuba em implantar uma ETE que trata 100% do esgoto. “Indaiatuba está dando aula para o Brasil. Não há cidade com mais de 200 mil habitantes com capacidade de tratar 100% de seu esgoto. Num prazo de 20 anos vamos precisar da água do Rio Jundiaí, então cabe aos demais municípios pararem de despejar esgoto in natura e assim contribuir pelo bem de todos”, pondera Alexandre Peres.

“A gente que acompanha a trajetória política do prefeito Reinaldo Nogueira, sabe que esta é com certeza a sua maior realização nesta área de saneamento. Temos esta estação funcionando e tratando 100% do esgoto, sendo que é uma obra moderna, bem executada, e que vai contribuir ainda mais para que Indaiatuba seja uma cidade ecológica”, ressalta Dr. Chiaparine.

“Eu tenho orgulho não só de ter dado o start desta obra, como também de, como deputado federal, ter conquistado os recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], para que esta obra fosse viabilizada. Posso dizer que Indaiatuba está sempre saindo na frente em questões ambientais e que pensem no bem das gerações futuras”, explica o prefeito Reinaldo Nogueira.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI