Indaiatuba celebra oito datas municipais em janeiro

Efemérides foram incluídas no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio de leis de iniciativa dos vereadores

04/01/2023

O mês de janeiro em Indaiatuba tem oito datas a serem comemoradas oficialmente. Instituídas por meio de leis de iniciativa dos vereadores, as efemérides deste mês se referem a questões relacionadas à saúde, à religiosidade, aos esportes e à memória de um dos eventos mais monstruosos da história da humanidade: o genocídio de milhões de judeus sob o nazismo.
O Dia do Atleta de Cristo, a ser celebrado anualmente no dia 15 de janeiro, é a data criada há mais tempo. De inciativa do então vereador e atual vice-prefeito Túlio José Tomass do Couto, a efeméride foi instituída em 2009 e faz referência ao trabalho do Ministério Atletas de Cristo no Brasil, denominação religiosa que tem como objetivo a divulgação da prática desportiva de forma consciente, saudável e sem violência. Para tanto, segundo o texto da lei, “utiliza o esporte como ferramenta de uma linguagem universal, levando a palavra de Deus, o amor ao próximo e a conscientização acerca da importância do combate às drogas e ao alcoolismo”.
Em 2017, por iniciativa do então vereador João de Souza Neto, o Januba, a Câmara instituiu o Dia do Aposentado, a ser comemorado no dia 24 de janeiro. De acordo com a lei, o objetivo da data é reconhecer os serviços prestados pelos aposentados para o desenvolvimento social e econômico da sociedade.
Também em 2017 foi instituído o Dia do Esporte Clube Primavera, a partir de projeto de lei do vereador Arthur Spíndola. O autor, ao justificar a proposta, observa que o “clube segue bravamente dentro do futebol profissional, trazendo muitas alegrias para a população indaiatubana”. A comemoração se dá, anualmente, no dia 27 de janeiro, dia de fundação do Primavera.
Do mesmo vereador e sobre o mesmo tema, incluiu-se no Calendário Oficial de Eventos do Município ainda em 2017 a “Copa São Paulo de Futebol Júnior”. Arthur Spíndola argumentou que este é o “evento esportivo que mais atrai torcedores para Indaiatuba, fortalecendo e incentivando a identidade esportiva em nossa cidade”.
No final de 2017 e por iniciativa do vereador Alexandre Peres, instituiu-se o mês “Janeiro Branco”, dedicado à realização de ações educativas para difusão da saúde mental. Quando da aprovação da lei, o autor ressaltou que “o conceito de saúde mental ainda é difuso na sociedade, pois embora a Organização Mundial de Saúde o tenha instituído como sendo o estado de bem estar no qual um indivíduo desempenha suas habilidades, pode lidar com as inquietudes comuns da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir à sua comunidade, muitos desconhecem tal conceito, considerando apenas o conhecimento do senso comum de que psicólogo lida somente com 'loucos'. É importante desmistificar essa ideia, esclarecendo que saúde mental vai além da ausência de transtornos, e engloba ter e manter relacionamentos saudáveis, estar bem consigo e com os outros, ter uma relação saudável com seu trabalho, dentre outros”.
Alexandre Peres também é o autor da proposta que instituiu o Dia do Aniversário do bairro Jardim Pau Preto, a ser comemorado sempre no dia 7 de janeiro. Um dos mais tradicionais e importantes bairros de Indaiatuba, a localidade nasceu a partir da Fazenda Pau Preto e construção da Igreja Matriz do município.
Índio da Doze, por sua vez, incluiu a Companhia de Reis ou Folia de Reis no Patrimônio Cultural Imaterial de Indaiatuba. “A Companhia de Reis é um festejo inspirado na passagem bíblica na qual Jesus recém-nascido é visitado por três Reis Magos, com origens culturais que se mantém vivas nas manifestações folclóricas de nossa cidade”. A data é celebrada no dia 6 de janeiro.
Já nesta Legislatura, os vereadores Ricardo França e Wilson Índio da Doze conseguiram aprovar propostas de inclusão de datas no corrente mês. França instituiu o Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto, a ser celebrado no dia 27 de janeiro, reproduzindo resolução aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 2005. O parlamentar destaca que, segundo a ONU, “é dever dos Estados-Membros a criação de programas educativos sobre o Holocausto com o objetivo de prevenir atos de violência organizada, como o programa patrocinado pelo nazismo, e prestar homenagem aos seis milhões de judeus vítimas do governo totalitário alemão”.

A relação completa das leis pode ser consultada aqui.

registrado em: fixa