CPFL apresenta projeto da nova subestação à Câmara

Investimento previsto na obra é de R$ 28 milhões, com previsão de término em 2025
14/11/2023
Representantes da CPFL Piratininga apresentaram nesta terça-feira (14) a área onde será construída a Subestação Indaiatuba 4 – Esplanada, no Jardim Doutor Lauro Bueno de Camargo. O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, participou da visita técnica. Entre os meses de junho e julho, o Legislativo apurou as responsabilidades pelos constantes apagões em Indaiatuba, e um dos compromissos firmados pela empresa foi justamente viabilizar a nova subestação.
O investimento previsto na obra é de R$ 28 milhões, com previsão de término em 2025. A nova subestação deve beneficiar diretamente mais de 35 mil pessoas.
“A CPFL sabe que o serviço aqui em Indaiatuba ainda precisa melhorar muito: sempre que chove ou venta, a população ainda enfrenta apagões e o atendimento ao consumidor nem sempre é rápido”, aponta o presidente. “No entanto, preciso reconhecer que a concessionária está se esforçando para demonstrar que o plano de investimentos não está só no papel. Além da nova subestação, a empresa já apresentou o modelo de poda de árvores muito mais rápido, resolutivo e ambientalmente correto”, avalia.
De acordo com empresa, a unidade terá potência instalada de 40 MVA e sete alimentadores. Dotada de flexibilidade operacional, a subestação contribuirá para o restabelecimento mais rápido quando houver temporais ou ventanias.
“Com uma nova subestação na cidade, ampliamos a segurança e a qualidade da energia distribuída para a população, contribuindo para a economia local do município, abrindo caminho para novos negócios, fomentando a economia e levando mais qualidade de vida à população”, menciona o diretor-presidente da CPFL Piratininga Carlos Zamboni Neto, por meio da assessoria de imprensa da concessionária.
Segundo a CPFL, além do investimento previsto com a subestação, o grupo já aplicou mais de R$ 16 milhões em Indaiatuba neste ano, sobretudo em melhorias e manutenção da rede elétrica, que também refletem em um melhor atendimento ao cliente e no suporte para o crescimento de mercado no município e região.
CPI
Diante de apagões constantes e centenas de queixas de consumidores, a Câmara instaurou em junho uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as responsabilidades pelo desabastecimento.
A apuração foi presidida pelo ex-vereador Arthur Spíndola e contou ainda com os vereadores Othniel Harfuch (relator), Alexandre Peres, Ana Maria dos Santos, Leandro Pinto e Wilson Índio da Doze (membros).
O relatório apontou problemas operacionais, falhas no atendimento e demora no restabelecimento durante os apagões. O documento foi encaminhado para Ministério Público, Assembleia Legislativa, órgãos de controle e agências reguladoras.
registrado em: fixa