Comitiva da RMC protocola pedido de ajuda para a Saúde da região

Grupo leva até o secretário estadual diagnóstico das principais necessidades enfrentadas dos Municípios

14/09/2023

Em reunião nesta quinta-feira (14), em São Paulo, o presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Pepo Lepinsk, e a presidente da Comissão de Saúde, Silene Carvalini, reunidos em comitiva com demais membros do Parlamento, entregaram ao secretário executivo de saúde do Estado de São Paulo, Sérgio Yoshimasa Okane, ofício com as principais reivindicações para melhorias nos serviços de saúde oferecidos pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

O documento reúne as principais reivindicações dos municípios de Americana, Artur Nogueira, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Sumaré e Vinhedo. “Todos esses Municípios têm questões em comum para serem resolvidas, como a necessidade de o Estado agilizar cirurgias eletivas, ortopédicas, neurocirurgias, procedimentos cardiológicos, hemodiálises, oncológicas e até questões mais amplas, como a construção de hospitais, postos de saúde e centros de atendimento especializados. Precisamos de uma resposta urgente para estas e outras questões, por isso esperamos que estas reivindicações sejam bem recebidas e, principalmente, resolvidas através das mãos do secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva”, solicita Pepo.

“Nós, vereadores, estamos todos os dias com a população, recebendo essas demandas e muitas vezes, sem nenhuma resposta para dar aos cidadãos“, lembrou o vereador Dionata Domingues (Hortolândia), também presente à reunião.

“Tudo isso sem contar a questão humanitária: como esperar meses e até anos por algo que pode representar a diferença entre viver ou morrer, como um exame e procedimento, sem nenhuma resposta dos órgãos competentes?”, questiona Afonso Lopes Silva, parlamentar de Jaguariúna.

Para a vereadora Silene Carvalini, o documento mostra a união dos vereadores da região. “De Indaiatuba, recebemos as demandas da secretária de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, que encaminhou ofício ao Parlamento Metropolitano, fazendo um verdadeiro diagnóstico dos casos pendentes no município que dependem do Estado. O mesmo levantamento foi feito nas demais cidades da RMC. Esperamos agora uma devolutiva por parte da Secretaria de Estado de Saúde, e respostas que não podem mais esperar”, afirma.

Tiago de Paula, vereador de Vinhedo, elogiou o encontro e espera posições positivas para a população da RMC.

A comitiva foi recebida pelo Dr. Daniel Buffoni (Coordenador de Assistência Farmacêutica da Secetaria de Estado da Saúde), Dra. Sandra Marques (Coordenadora Estadual do Programa Nacional do Controle do Tabagismo), Dra. Paula Sue (Assessora Técnica), Carlos Amaral (Assessor Técnico) e Bruno Santos (Coordenadoria de Regiões de Saúde).

O Parlamento se reúne para retomar o assunto, em assembleia marcada para o próximo dia 22, em Holambra.

“Estamos conscientes de toda a demanda reprimida decorrente da pandemia, mas precisamos de soluções para nossas questões mais urgentes; aguardamos voltar para os cidadãos dos nossos municípios com respostas positivas que saíram deste nosso encontro de hoje”, afirma Pepo Lepinsk.

Crianças e Adolescentes

Em São Paulo, o presidente da Câmara Pepo Lepinsk e a 1ª secretária, vereadora Silene Silvana Carvalini, também estiveram no Palácio do Governo, na Casa Civil. No local, foram recebidos pelo Sérgio Fontellas, a quem entregaram ofício direcionado ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Gulherme Derrite. No documento, os parlamentares solicitam uma unidade especializada da Polícia Civil em Indaiatuba, voltada para crimes contra crianças e adolescentes.

Neste encontro, também estavam presentes os vereadores Tiago de Paula e Afonso Lopes da Silva (Jaguariúna).

O oficio pede ainda que o espaço sirva de acolhimento para este público em casos de situação de vulnerabilidade.

“Sabemos que Indaiatuba registra uma população de quase 260 mil habitantes e que a criminalidade que vitimiza jovens e crianças cresce em toda a região. Sabendo ainda que, atualmente, crianças e jovens são atendidas na unidade da Delegacia da Mulher. Por isso, nosso pedido visa oferecer à Polícia Civil estrutura e condições de prestar um atendimento diferenciado, sensível e adequado, nos mesmos moldes do que já acontece com a 4ª Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia. Indaiatuba merece”, justifica Pepo.

Os Parlamentares foram recebidos pelo Assessor Parlamentar da Casa Civil, Sérgio Fontellas. “A união é primordial para que tudo dê certo e estamos reunidos hoje por conta disso”, disse.

registrado em: fixa