Indaiatuba sedia primeira reunião da RMC no ano

Encontro será no próximo dia 3, às 9h30

31/01/2023

A Câmara Municipal irá sediar na próxima sexta-feira, dia 3, às 9h30, a primeira reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas em 2023. A entidade, que congrega vereadores dos 21 municípios que compõem a RMC, é presidida por Afonso Lopes da Silva, vereador e ex-presidente da Câmara de Jaguariúna.
O presidente da Câmara de Indaiatuba e anfitrião do encontro, Pepo Lepinsk, informou que na reunião os vereadores definirão a agenda do ano e apresentarão informes sobre acontecimentos importantes ocorridos em suas cidades nos últimos meses. “Não tenho dúvida de que todos abordarão o estrago causado pelas chuvas na malha viária dos municípios, e o que as Câmaras podem e devem fazer para minimizar os danos de uma situação que se repete quase que anualmente durante o verão”, afirmou.
Está confirmada a apresentação de Cibele Hatoum, da Consultoria Colmeia Projetos, acerca da implementação da Procuradoria da Mulher nas Câmaras Municipais. “Este tema é importantíssimo porque são essas procuradorias que têm a atribuição de representar e defender as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, além de fiscalizar e acompanhar o que vem sendo feito pelos governos e contribuir com as vereadoras, fornecendo-lhes dados e assessoria, para o pleno exercício de suas atividades legislativas”, comentou Pepo.
Em Indaiatuba, a Procuradoria Especial da Mulher foi instituída por meio de resolução da vereadora Silene Carvalini, bastando agora regulamentação para que possa ser efetivada.
A região metropolitana de Campinas tem 3,3 milhões de habitantes e é a segunda região mais rica do Estado, com geração de riquezas que equivalem a 8% do PIB paulista e 2% do PIB nacional. “Fazer parte de uma das regiões mais dinâmicas do País, com alto IDH, produção diversificada e não tão desigual socialmente, é um orgulho para todos os indaiatubanos. Porém há muitos problemas para serem discutidos e solucionados, e esta é a principal missão do Parlamento da RMC”, finalizou o presidente da Câmara.

registrado em: fixa