Legislativo participa de reunião do Consórcio do Piraí

Encontro entre prefeitos e vereadores definiu membros da diretoria do grupo de trabalho

Prefeitos e vereadores da região participaram na manhã desta quarta-feira (26) de reunião do Consórcio Intermunicipal do Piraí (Conirpi), realizada em formato híbrido – presencialmente, na prefeitura de Indaiatuba – e de forma remota, por videoconferência. O encontro foi marcado pela recondução do prefeito Nilson Gaspar à presidência do consórcio, formado ainda pelos municípios de Salto, Itu e Cabreúva.
A Câmara de Indaiatuba foi representada pelos vereadores Alexandre Peres, Décio Rocha e Índio da Doze. O presidente Pepo Lepinsk, em outro compromisso também no Paço Municipal, cumprimentou as autoridades antes do encontro.
A recondução de Gaspar foi aprovada por unanimidade pelos prefeitos de Itu (Guilherme Gazzola) e de Salto (Laerte Sonsin) e pela vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes. A superintendente do consórcio, Vanessa Cristina do Carmo Kuhl, também foi reeleita.
O Consórcio Intermunicipal do Piraí foi criado em 2003, com o objetivo de planejar e executar projetos de desenvolvimento sustentável, com foco no saneamento e na recuperação do meio ambiente nos municípios pelos quais passa o Ribeirão Piraí.
No ano passado, a Câmara aprovou em regime de urgência a participação de Indaiatuba no rateio entre os municípios para construção da Barragem do Piraí. A obra custará R$ 85 milhões, sendo R$ 15 milhões provenientes das prefeituras e R$ 70 milhões do governo do Estado, intermediados pelo deputado estadual Rogério Nogueira.