Câmara participa de lançamento de programa em favor dos autistas

Projeto implementado pela Prefeitura e pelo Ciaspe será realizado por equipe multiprofissional

23/05/2023

O Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais) e a Prefeitura lançaram na manhã desta terça-feira (23) programa conjunto de atenção às pessoas com a síndrome do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade acima dos 14 anos.
O programa consiste na abertura de oficinas e de um centro de convivência destinado à interação social dos autistas, visando ao desenvolvimento e aumento da autonomia das pessoas com TEA. Objetiva também minimizar a sobrecarga da família, uma vez que o cuidado com os autistas requer a atenção total dos familiares durante muitas horas por dia. Para isso, uma equipe multiprofissional do Ciaspe atenderá 30 pessoas com o transtorno em dois períodos diários.
O lançamento da parceria ocorreu em cerimônia na sede do Ciaspe, no Jardim Umuarama, e contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar e de mais de cem pessoas -- em sua grande maioria funcionários da entidade e familiares dos autistas. Os vereadores Silene Carvalini, Alexandre Peres e Hélio Ribeiro, além dos vereadores licenciados Luiz Alberto Cebolinha (titular da Secretaria de Governo) e Adalto Missias de Oliveira (diretor da Secretaria de Assistência Social), prestigiaram a solenidade.
Representando a Câmara Municipal, Silene Carvalini fez uso da palavra. Cumprimentou o prefeito Nilson Gaspar, os diretores e os colaboradores do Ciespe pela parceria em favor da inclusão social e da qualidade de vida dos autistas e de seus familiares. “Em nome do nosso presidente Pepo Lepinsk, coloco a Câmara à disposição de todos e asseguro que parcerias importantes como esta contarão com o apoio permanente dos vereadores de Indaiatuba”, afirmou.
A presidente do Ciaspe, Carla Silene Giraldi de Queiroz, lembrou que neste ano a entidade comemora 20 anos de atividades. “Na opinião da direção e dos funcionários do Ciaspe, este programa social que iniciamos hoje é, além de uma imensa alegria e um grande desafio, um maravilhoso presente de aniversário”.
O chefe do Executivo ressaltou a importância da evolução e do aprendizado para que os programas sociais sejam exitosos. “E quem vai nos ensinar a evoluir como gestores são vocês, familiares e funcionários do Ciaspe”. Mais à frente, o prefeito disse que o município está atraindo a atenção de brasileiros do país inteiro. “Muitas pessoas estão se mudando para Indaiatuba pela qualidade de vida aqui presente, e porque Indaiatuba também está se transformando em referência quando se pensa em atenção aos autistas”.

registrado em: fixa